Está se preparando para a próxima edição do SUS-BA? Então este post é para você! Confira e fique por dentro!
Temas quentes
Clínica médica
Temas
Porcentagem das questões
Hepatites Virais
76.92%
Anemias Hiperproliferativas
71.43%
Neurovascular
50%
Cirurgia
Temas
Porcentagem das questões
Cirurgia Geral
70.37%
Cirurgia do Aparelho Digestivo
22.22%
Urologia
7.41%
Pediatria
Temas
Porcentagem das questões
Infectologia Pediátrica
36.17%
Especialidades
25.53%
Emergências Pediátricas
23.40%
Preventiva e Saúde Pública
Temas
Porcentagem das questões
Saúde Pública
72.22%
Outras tags sobre Preventiva e Saúde Pública
22.22%
Preventiva
5.56%
Ginecologia
Temas
Porcentagem das questões
Ginecologia Geral
50%
Ginecologia Endócrina
28.57%
Oncoginecologia
21.43%
Obstetrícia
Temas
Porcentagem das questões
Gestação de Alto Risco
50%
Medicina Fetal
25%
Assistência ao Parto
25%
Veja uma questão sobre Preventiva e Saúde Pública
Questão Prova SUS-BA 2024 | Fonte: Qbank.
Resposta: Indicar a realização de um exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) anualmente e discutir os riscos e benefícios do rastreio.
Comentário do professor: O câncer de próstata representa uma significativa preocupação de saúde pública no Brasil, com estimativas de 71.730 novos casos anuais para o triênio 2023-2025, sendo a segunda principal causa de óbito por câncer em homens. Diversos fatores de risco, como histórico familiar, idade, síndrome metabólica e etnia, contribuem para o aumento da incidência desse câncer. Estratégias para minimizar sua morbidade incluem a detecção precoce, essencial devido à sintomatologia na fase inicial. Contrariamente às diretrizes internacionais, as Sociedades Brasileiras de Urologia, de Oncologia Clínica e de Radioterapia recomendam a disseminação de informações sobre sinais de alerta, prevalência e a importância de discutir individualmente o rastreamento.
Indica-se a discussão individualizada sobre os benefícios e riscos do rastreamento com PSA para homens acima de 50 anos, com expectativa de vida superior a 10 anos, e entre 40 e 50 anos com histórico familiar, etnia negra e mutação patogênica no gene BRCA. Essa abordagem busca considerar aspectos como diagnóstico de tumores indolentes, possíveis riscos de tratamentos e impactos na qualidade de vida, ajustando as intervenções conforme as características do tumor identificado, como vigilância ativa, cirurgia, radioterapia e terapias sistêmicas.
Prepare-se para o SUS-BA!
Por fim, se você quer mandar bem na próxima prova do SUS-BA, a Medcofte ajudará com isso! Com o nosso catálogo repleto de cursos, te guiaremos na jornada à Residência Médica dos sonhos! Confira nossa aula de correção pós-prova: