SES-DF 2025: Temas quentes da residência médica

0
1232

Está se preparando para a próxima edição da SES-DF? Então este post é para você! Confira e fique por dentro!

Temas quentes

Clínica médica

TemasPorcentagem das questões
Síndrome Coronariana Aguda38.46%
Emergências Hiperglicêmicas54.55%
Glomerulopatias77.78%

Cirurgia

TemasPorcentagem das questões
Cirurgia Geral64.62%
Endoscopia9.68%
Urologia9.68%

Pediatria

TemasPorcentagem das questões
Infectologia Pediátrica39.29%
Especialidades26.79%
Puericultura19.64%

Preventiva e Saúde Pública

TemasPorcentagem das questões
Saúde Pública58.97%
Preventiva33.33%
Saúde do Trabalhador e Medicina Legal7.69%

Ginecologia 

TemasPorcentagem das questões
Ginecologia Endócrina43.48%
Ginecologia Geral39.13%
Uroginecologia8.70%

Obstetrícia

TemasPorcentagem das questões
Gestação de Alto Risco44.44%
Emergências Obstétricas40.74%
Puerpério7.41%

Veja uma questão sobre Cirurgia Geral

Um paciente de 35 anos de idade foi admitido no pronto-socorro após um acidente automobilístico grave. Ele apresenta múltiplas fraturas, contusões e lacerações. O paciente está hemodinamicamente estável consciente, mas exibe sinais evidentes de estresse metabólico. Na admissão, os sinais vitais apresentavam PA 110 mmHg x 70 mmHg. FC 100 bpm, FR 22
irpm e temperatura 38,5 C. Ele realizou exames laboratoriais, os quais demonstraram hemograma com leucocitose, glicemia 200 mg/dL, cortisol sérico elevado e insulina reduzida. Considerando a resposta endócrina e metabólica ao trauma apresentada pelo paciente, qual é o principal mecanismo responsável pela elevação da glicemia?a) Hiperinsulinemia secundária ao estresse.b) Aumento da sensibilidade à insulina.c) Liberação de catecolaminas e cortisol.d) Supressão da produção hepática de glicose.
Questão Prova SES-DF 2024 | Fonte: Qbank.

Resposta: c) Liberação de catecolaminas e cortisol.

Questão direta ao ponto que deseja saber sobre as alterações hormonais e metabólicas encontradas no período pós-operatório, a chamada resposta endócrino-metabólica-imunológica ao trauma. Pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos sofrem alterações súbitas das funções metabólicas e fisiológicas normais, que variam em intensidade. Dor, jejum, perda sanguínea, redução da perfusão tissular por lesão extensa e distúrbios funcionais de órgãos vitais geram alterações orgânicas e humorais que visam restabelecer a homeostasia.

Seja um MedCofer!

Quer garantir a sua aprovação nas provas de residência médica? Então conheça o Grupo MedCof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Por fim, você pode acessar o nosso canal do youtube e ver todo nosso material, como o vídeo a seguir: