
Publicada no Diário Oficial da União (DOU), a resolução proíbe médicos de realizarem qualquer tipo de anestesia (geral, sedação ou bloqueios periféricos) em tatuagens estéticas. Entenda os detalhes!
Quando a anestesia para tatuagem será permitida?
A medida, aprovada na 22ª Sessão Plenária Extraordinária do CFM, realizada no dia 10 de julho de 2025, apresenta uma exceção: os casos de tatuagens com indicação médica para reconstrução reparadora, como a tatuagem da aréola mamária no pós-operatório de câncer de mama e em situações pós-cirúrgicas.
Por que ocorreu a proibição?
De acordo com a resolução do CFM, a entidade destaca preocupações éticas, técnicas, sanitárias e jurídicas na realização de tatuagens com uso de sedação ou anestesia, sem finalidade médica. Além disso, outros motivos são citados:
- A ausência de finalidade terapêutica;
- Riscos à saúde, como reações adversas e absorção sistêmica de pigmentos e metais pesados;
- Ambientes inapropriados, já que estúdios de tatuagem, em geral, não oferecem estrutura segura para atos anestésicos;
- Violação do sigilo médico;
- Fragilidade na cadeia de cuidados.
Ainda segundo a medida, é ressaltado que a anestesiologia é uma especialidade de alta complexidade e deve ser exercida exclusivamente em contextos clinicamente justificados.
Leia também:
- Conheça o MedCof Nervus e revolucione suas habilidades de anestesiologia;
- Guia básico sobre Monitoração de Anestesias para residentes;
- As melhores residências em Anestesiologia;
- Título de Especialista em Anestesiologia 2025: edital disponível!

Seja um MedCofer!
Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCofer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.