Diferenças do TEA e do TDAH na Puericultura

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Vamos abordar os dois principais transtornos do neurodesenvolvimento para reconhecer de forma precoce o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O TEA é um transtorno permanente do neurodesenvolvimento, com diferentes níveis de gravidade. Ele é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, além de comportamentos e interesses repetitivos ou restritos.

A prevalência do TEA tem aumentado significativamente nos últimos anos, e dados do Centers of Disease Control and Prevencion (CDC) de 2023 indicam que o transtorno afeta 1 em cada 36 crianças.

As causas do TEA resultam da interação entre fatores genéticos e ambientais. Entre os fatores de risco estão a idade avançada dos pais, prematuridade, baixo peso ao nascer, asfixia, negligência de cuidados e a exposição a certas substâncias ou medicações durante o período pré-natal.

Quais sintomas e a apresentação clínica?

Os sintomas do TEA costumam ser mais perceptíveis a partir dos 12 a 24 meses de idade, sendo inespecíficos no primeiro ano de vida. No Brasil, o diagnóstico tende a ser tardio. No entanto, a intervenção precoce é crucial, pois melhora o prognóstico e promove ganhos no funcionamento cognitivo e adaptativo devido à plasticidade neuronal. Confira mais sobre o desenvolvimento neuropsicomotor infantil! 

Os principais sinais clínicos incluem:

  • Dificuldade de comunicação e interação social;
  • Evita contato visual e prefere ficar sozinho;
  • Não responde quando chamado pelo nome e tem dificuldade em entender ou expressar sentimentos;
  • Pode haver atraso na fala ou outros distúrbios de linguagem;
  • Interesses repetitivos/restritos;
  • Não tolera mudanças na rotina e apresenta movimentos repetitivos, conhecidos como estereotipias;
  • Pode ter uma maneira incomum de brincar;
  • Hipo ou hipersensibilidade sensorial, que pode levar à seletividade alimentar.

Existem também sinais de alerta que podem ser observados em diferentes idades:

  • Aos 6 meses: Poucas expressões faciais, pouco contato visual, ausência de sorriso social e baixo engajamento sociocomunicativo.
  • Aos 9 meses: Não há troca de turno comunicativa, não balbucia “mama” ou “papa”, não olha quando chamado ou quando alguém aponta para algo.
  • Aos 12 meses: Ausência de balbucios, não faz gestos convencionais como “dar tchau”, não fala “mama” ou “papa”, e não há atenção compartilhada.
  • Em qualquer idade: Perda de habilidades previamente adquiridas.

O TEA frequentemente está associado a outras condições em cerca de 70% dos casos, como epilepsia, distúrbios do sono, deficiência intelectual, TDAH, transtornos de ansiedade e depressão.

Fonte: https://doi.org/10.1590/S0102-37722014000100004 

Diagnóstico e Manejo

O diagnóstico do transtorno é clínico, seguindo os critérios do DSM-V. A triagem é feita com a ferramenta M-CHAT-R/F, um questionário de 20 perguntas para os pais. O Ministério da Saúde recomenda que a triagem seja realizada em todas as crianças com 18 meses, podendo ser feita entre 16 e 30 meses. Se a pontuação for igual ou superior a 8, ou se houver história familiar de TEA em primeiro grau, a criança deve ser encaminhada para uma avaliação diagnóstica aprofundada.

Aqui está a tabela da imagem transcrita em formato de texto:

PerguntaSimNão
1Se você apontar para algum objeto no quarto, o seu filho olha para este objeto? (Por exemplo, se você apontar para um brinquedo ou animal, o seu filho olha para o brinquedo ou para o animal?)( )( )
2Alguma vez você se perguntou se o seu filho pode ser surdo?( )( )
3O seu filho brinca de faz de contas? (Por exemplo, faz de conta que bebe em um copo vazio, faz de conta que fala ao telefone, faz de conta que dá comida a uma boneca ou a um bichinho de pelúcia?)( )( )
4O seu filho gosta de subir nas coisas? (Por exemplo, móveis, brinquedos ou parques de diversão)( )( )
5O seu filho faz movimentos estranhos com os dedos perto dos olhos? (Por exemplo, mexe os dedos em frente aos olhos e fica olhando para os mesmos?)( )( )
6O seu filho aponta com o dedo para pedir algo ou para conseguir ajuda? (Por exemplo, aponta para um biscoito ou brinquedo fora do alcance dele?)( )( )
7O seu filho aponta com o dedo para mostrar algo interessante para você? (Por exemplo, aponta para um avião no céu ou um caminhão grande na rua)( )( )
8O seu filho se interessa por outras crianças? (Por exemplo, seu filho olha para outras crianças, sorri para elas ou se aproxima delas?)( )( )
9O seu filho traz coisas para mostrar para você ou as segura para que você as veja – não para conseguir ajuda, mas apenas para compartilhar? (Por exemplo, para mostrar uma flor, um bichinho de pelúcia ou um carrinho de brinquedo)( )( )
10O seu filho responde quando você o chama pelo nome? (Por exemplo, ele olha para você, fala ou emite algum som, ou para o que está fazendo quando você o chama pelo nome?)( )( )
11Quando você sorri para o seu filho, ele sorri de volta para você?( )( )
12O seu filho fica muito incomodado com barulhos do dia a dia? (Por exemplo, seu filho grita ou chora ao ouvir barulhos como os de liquidificador ou de música alta?)( )( )
13O seu filho anda?( )( )
14O seu filho olha nos seus olhos quando você está falando ou brincando com ele/ela, ou vestindo a roupa dele/dela?( )( )
15O seu filho tenta imitar o que você faz? (Por exemplo, quando você acena ‘tchau’, ou bate palmas, ou sopra um beijo, ele imita o que você faz?)( )( )
16Quando você vira a cabeça para olhar para alguma coisa, o seu filho olha ao redor para ver o que você está olhando?( )( )
17O seu filho tenta fazer você olhar para ele/ela? (Por exemplo, o seu filho olha para você para receber elogio/aprovação, ou diz: “olha mãe!” ou “ôh mãe!”)( )( )
18O seu filho entende quando você pede para ele/ela fazer alguma coisa? (Por exemplo, se você não apontar, o seu filho entende o que você quer dizer quando você diz: “coloca o livro na cadeira” ou “liga a televisão”?)( )( )
19Quando acontece algo novo, o seu filho olha para o seu rosto para ver a sua reação sobre o que aconteceu? (Por exemplo, se ele ouvir um barulho estranho ou ver um brinquedo novo, será que ele/ela olharia para seu rosto?)( )( )
20O seu filho gosta de atividades de movimento? (Por exemplo, ser balançado ou pular em seus joelhos).( )( )

O manejo é multidisciplinar, envolvendo fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, neuropediatria e a terapia ABA. O treinamento parental e a avaliação nutricional também são importantes. Em alguns casos, psicofármacos podem ser utilizados para tratar sintomas associados:

  • Risperidona e aripiprazol para irritabilidade e agressividade;
  • Psicoestimulantes para desatenção e hiperatividade;
  • Inibidores seletivos de recaptação de serotonina para ansiedade.

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento com início precoce, antes dos 12 anos de idade. Ele causa prejuízo funcional e suas manifestações devem ocorrer em pelo menos dois ambientes (ex: casa e escola). Embora possa persistir na vida adulta, a intensidade dos sintomas pode diminuir com o tempo. O TDAH se caracteriza por desatenção E/OU hiperatividade/impulsividade.

A prevalência do TDAH tem aumentado, afetando cerca de 5% das crianças, e é mais comum em meninos. A etiologia está relacionada a alterações nos circuitos de dopamina e noradrenalina, com influência de fatores genéticos e ambientais. Os fatores de risco incluem exposição pré-natal à nicotina e álcool, prematuridade, baixo peso ao nascer e contato com toxinas como o chumbo na infância.

Quais os sintomas e a apresentação clínica?

Para o diagnóstico, os sintomas devem estar presentes há mais de 6 meses em pelo menos dois ambientes e causar prejuízo funcional. O TDAH pode se apresentar de três formas: predominantemente desatento, predominantemente hiperativo/impulsivo, ou combinado.

Os sintomas de desatenção incluem:

  • Dificuldade em manter a atenção;
  • Cometer erros por descuido e parecer não escutar;
  • Não seguir instruções nem terminar tarefas;
  • Perder objetos e esquecer de atividades diárias;
  • Distrair-se facilmente com estímulos externos.

Os sintomas de hiperatividade/impulsividade incluem:

  • Incapacidade de ficar parado ou sentado (agita as pernas).
  • Não conseguir “desligar” ou ficar quieto.
  • Ter dificuldade em esperar a vez, interrompendo conversas ou se intrometendo.

O TDAH frequentemente se associa a outros transtornos, como transtorno opositor desafiador (TOD), transtorno de conduta, distúrbios do sono, transtornos de ansiedade e depressão, e TEA.

Como fazer o Diagnóstico e o Manejo?

O diagnóstico do TDAH também é clínico, baseado nos critérios do DSM-V ou da CID. O diagnóstico diferencial deve considerar transtornos de aprendizagem, cujos sintomas aparecem principalmente no ambiente escolar.

A triagem pode ser realizada com a escala SNAP-IV, preenchida pelos pais e/ou professores. Se a pontuação for igual ou superior a 6 em cada área (desatenção e hiperatividade), o diagnóstico de TDAH é sugerido.

PerguntaNem um poucoSó um poucoBastanteDemais
01Não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas.( )( )( )( )
02Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer.( )( )( )( )
03Parece não estar ouvindo quando se fala diretamente com ele.( )( )( )( )
04Não segue instruções até o fim e não termina deveres de escola, tarefas ou obrigações.( )( )( )( )
05Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades.( )( )( )( )
06Evita, não gosta ou se envolve contra a vontade em tarefas que exigem esforço mental prolongado.( )( )( )( )
07Perde coisas necessárias para atividades (p. ex: brinquedos, deveres da escola, lápis ou livros).( )( )( )( )
08Distrai-se com estímulos externos.( )( )( )( )
09É esquecido em atividades do dia a dia.( )( )( )( )
10Mexe com as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira.( )( )( )( )
11Sai do lugar na sala de aula ou em outras situações em que se espera que fique sentado.( )( )( )( )
12Corre de um lado para outro ou sobe demais nas coisas em situações em que isto é inapropriado.( )( )( )( )
13Tem dificuldade em brincar ou envolver-se em atividades de lazer de forma calma.( )( )( )( )
14Não para ou frequentemente está a “mil por hora”.( )( )( )( )
15Fala em excesso.( )( )( )( )
16Responde às perguntas de forma precipitada antes delas terem sido terminadas.( )( )( )( )
17Tem dificuldade de esperar sua vez.( )( )( )( )
18Interrompe os outros ou se intromete (p.ex. mete-se nas conversas/jogos).( )( )( )( )
19Descontrola-se.( )( )( )( )
20Discute com adultos.( )( )( )( )
21Desafia ativamente ou se recusa a atender pedidos ou regras de adultos.( )( )( )( )
22Faz coisas de propósito que incomodam outras pessoas.( )( )( )( )
23Culpa os outros pelos seus erros ou mau comportamento.( )( )( )( )
24É irritável ou facilmente incomodado pelos outros.( )( )( )( )
25É zangado e ressentido.( )( )( )( )
26É maldoso e vingativo.( )( )( )( )
Questões feitas aos pais e professores. Fonte: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

O manejo do TDAH envolve um plano terapêutico que inclui o paciente, a família e a escola. A terapia cognitivo-comportamental e o treinamento parental são partes importantes do tratamento. O tratamento farmacológico pode ser utilizado, principalmente com psicoestimulantes como o metilfenidato e a lisdexanfetamina.

É importante avaliar o paciente antes e durante o uso desses medicamentos, monitorando riscos como arritmias, que podem aumentar o intervalo QT, e a redução da velocidade de crescimento. Os psicoestimulantes são contraindicados em casos de psicose, arritmia grave, hipertireoidismo não controlado, angina e glaucoma de ângulo fechado. Outras medicações, como a clonidina e a bupropiona, podem ser usadas caso não haja uma resposta adequada aos psicoestimulantes.

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