Fiocruz confirma três casos de encefalite equina venezuelana em Alto Solimões, no Amazonas

Casos confirmados de Encefalite Equina
Pela primeira vez a cidade de Tabatinga, fronteira com Peru e Colômbia, registra casos em que o vírus – transmitido por mosquitos – é detectado em moradores.
A confirmação dos casos ocorreu a partir de testes genéticos do projeto FrontFever, que monitora doenças febris na região da fronteira. Os pacientes diagnosticados são 2 homens e 1 mulher que estão em acompanhamento através do Sistema Único de Saúde (SUS).
A pesquisa tem financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), pela Iniciativa Amazônia +10, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT-VER).
De acordo com o virologista Felipe Gomes Naveca, a descoberta leva a uma possível subnotificação da doença neurológica na região. Ademais, os casos foram informados às autoridades de saúde que levaram o município em estado de alerta.
O que é a Encefalite Equina?
A Encefalite Equina Venezuelana é uma doença neurológica causada por um alphavírus transmitido por mosquitos que afetam equinos e seres humanos.
A doença causa inflamação do cérebro com sequelas motoras, cognitivas, comportamentais e emocionais severas. Entretanto, a maior parte dos casos transcorre como uma doença febril sem consequências graves.
Até o momento, pesquisadores da Fiocruz e instituições parceiras trabalham para compreender melhor o comportamento do vírus e ajudar o país com diagnósticos precisos e se preparar para a criação de vacinas eficazes.

O método que te aprova!
Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCofer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 20 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.