
No dia 10 de junho de 2025, o Ministério da Saúde anunciou a criação de 3.500 bolsas voltadas à formação e à atuação de médicos especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Agora Tem Especialista
A medida, divulgada em coletiva de imprensa em Brasília, faz parte do programa “Agora Tem Especialista” que visa ampliar a cobertura assistencial em regiões com carência de profissionais, além de reduzir a fila por consultas, exames e cirurgias especializadas.
Bolsas para residência médica
Das 3.500 vagas ofertadas, 3 mil serão destinadas à formação em programas de residência médica, seguindo o cronograma do CNRM. As vagas terão como prioridade regiões com déficit de especialistas, como a Amazônia Legal, o Nordeste e localidades abaixo da média nacional.
Desse modo, o Ministério da Saúde poderá alocar essas bolsas tanto em novos programas quanto em programas já existentes, desde que haja ampliação comprovada na oferta de vagas.
Outra novidade é o repasse de até R$200 mil às Comissões Estaduais de Residência Médica, responsáveis pela avaliação dos programas nos estados e seus respectivos processos seletivos, além de apoio financeiro a coordenadores e preceptores, com foco inicial nas especialidades de Anestesiologia, Patologia e Radioterapia.
Bolsas para especialistas do SUS
Restando 500 bolsas, essas serão destinadas ao provimento imediato de médicos especialistas, por meio de um edital inédito do programa Mais Médicos Especialistas. Para isso, os profissionais selecionados deverão possuir título reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou pela Associação Médica Brasileira (AMB).
A atuação desses médicos será em unidades do SUS com carga horária de 20 horas semanais e receberão bolsas de até R$ 10 mil por mês.
Segundo Felipe Proenço, Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, os médicos especialistas que ocuparão as 500 vagas disponibilizadas pelo programa contarão com o apoio de instituições de referência no país. Embora já sejam especialistas, esses profissionais terão acesso a suporte técnico, imersões presenciais, mentorias e acompanhamento pedagógico contínuo oferecidos por polos formadores, como:
- Hospital Moinhos de Vento;
- Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh;
- AC Camargo Cancer Center;
- Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP);
- Hcor;
- Hospital Albert Einstein;
- Hospital Alemão Oswaldo Cruz;
- Hospital Sírio-Libanês;
- Hospital Moinhos de Vento.
Mais Médicos Especialistas
Por fim, o edital de adesão para estados e municípios está previsto para esta quarta-feira (11/06). Os gestores locais deverão indicar os serviços de saúde com capacidade instalada para receber os especialistas, com base nas demandas regionais do SUS, especialmente em áreas como oncologia e cirurgias eletivas.
O programa Mais Médicos Especialistas terá como prioridade as seguintes especialidades:
- Oncologia;
- Ginecologia;
- Cardiologia;
- Cirurgia Geral;
- Anestesiologia;
- Apoio diagnóstico.
Cronograma Mais Médicos Especialistas
1ª Etapa – Edital de Adesão Mais Médicos Especialistas (munícipios/instituições)
Publicação no DOU | junho de 2025 |
Adesão via e-Gestor | junho de 2025 |
Resultado final | junho de 2025 |
2ª Etapa – Edital Mais Médicos Especialistas (profissionais)
Publicação no DOU | julho de 2025 |
Adesão via e-Gestor | julho de 2025 |
Resultado final | setembro de 2025 |
Veja também o edital do Mais Médicos!
Seja um MedCofer!
Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCofer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.