
Pouco se fala sobre os programas de residência médica no estado do Rio Grande do Norte: quais especialidades oferecem, as instituições participantes e o processo seletivo de cada uma delas. Pensando em fazer com que vocês conheçam a maior quantidade de programas de residência médica, suas vantagens e desvantagens, decidimos trazer estas informações desta região do Nordeste, a fim de ampliar as possibilidades de escolha. Confira!
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
A prova da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é realizada pelo Exame Nacional de Residência (Enare), sendo o processo seletivo realizado em duas etapas, a prova objetiva e, posteriormente, a análise curricular. A seleção inclui especialidades como Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva, Pediatria, Psiquiatria, entre outras. Os programas são oferecidos em instituições como o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB). Tais instituições são reconhecidas pelo ensino de alta qualidade e infraestrutura moderna e equipada para ensino e pesquisa, cada uma delas tendo como ponto forte determinada especialidade com características específicas que podem influenciar a escolha do candidato conforme sua especialidade de interesse e perfil profissional.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) oferece programas de residência médica em Medicina de Família e Comunidade e Ginecologia e Obstetrícia, com atuação nas cidades de Mossoró e Pau dos Ferros. A seleção é composta por uma prova objetiva de 90 questões de múltipla escolha, com peso de 9,0 pontos, e uma análise curricular, que vale 10% da nota final. As inscrições são feitas online pelo portal da Funcitern, onde também são disponibilizados o edital e cronograma detalhado. As instituições participantes incluem o Hospital Regional Tarcísio Maia, o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia e unidades de saúde da rede municipal de Mossoró e Pau dos Ferros, permitindo um aprendizado diversificado, especialmente voltado à atenção primária. Entre as vantagens, destacam-se a grande demanda por médicos da família, possibilitando boas oportunidades de atuação, além de um ensino voltado à prática comunitária.
Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP)
A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP) oferece programas de residência médica em especialidades como Cirurgia Geral, Psiquiatria e Neonatologia, entre outras. O processo seletivo é composto por prova objetiva, que avalia os conhecimentos teóricos dos candidatos, e análise curricular. As inscrições são feitas pelo portal oficial da SESAP, onde também são divulgados os editais e cronogramas detalhados. As instituições participantes incluem o Hospital Giselda Trigueiro (referência em doenças infectocontagiosas), o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (maior unidade de urgência e emergência do estado), o Hospital Maria Alice Fernandes (especializado em pediatria) e o Hospital João Machado (focado em psiquiatria). Entre as vantagens deste processo seletivo, destacam-se a ampla variedade de especialidades e a experiência prática em hospitais de grande porte e alta complexidade.

Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer (LNRCC)
Para os candidatos que irão realizar as famosas provas de “R+”, a Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer (LNRCC) é referência no tratamento e prevenção do câncer, oferecendo programas de residência médica voltados para Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica, Radioterapia e outras áreas oncológicas. O processo seletivo consiste na realização de uma prova objetiva, que avalia conhecimentos específicos na área de oncologia, e uma análise curricular, que considera a formação acadêmica e a experiência profissional do candidato. Entre as unidades participantes estão o Hospital Dr. Luiz Antônio, principal centro de tratamento oncológico do estado, e unidades associadas que oferecem atendimento especializado em diferentes tipos de câncer. Entre as vantagens da residência na LNRCC, destacam-se a oportunidade de atuar em um centro de referência em oncologia, o acesso a tecnologias avançadas e a experiência com casos de alta complexidade.
Hospital Infantil Varela Santiago (HIVS)
O Hospital Infantil Varela Santiago (HIVS) é uma referência no atendimento pediátrico no Rio Grande do Norte, oferecendo programas de residência médica em Pediatria e Medicina Intensiva Pediátrica. O processo seletivo inclui uma prova objetiva, com questões específicas da área escolhida, e uma análise curricular, que foca na avaliação da formação do profissional, assim como em sua experiência, tanto para provas de acesso direto quanto para as de especialidades que requerem pré-requisito. O HIVS é uma instituição filantrópica de grande importância, especializada no cuidado de crianças e adolescentes, contando com unidades de internação, UTI pediátrica e serviços ambulatoriais. Entre as vantagens da residência no HIVS, destacam-se a ampla experiência prática no atendimento infantil, o aprendizado em um ambiente altamente especializado e a possibilidade de atuar em um hospital referência no estado.

Podemos perceber, portanto, o quão rico em possibilidades é o estado do Rio Grande do Norte no quesito de residências médicas. Sendo assim, abrimos o leque de escolhas possíveis tanto para os candidatos que irão realizar provas de acesso direto quanto para aqueles que irão fazer as provas que precisam de uma residência prévia como pré-requisito.
Aprovação em residência é na MedCof!
A Medcof te ajuda a mandar bem nas provas de residência médica! Com o nosso catálogo repleto de cursos, te guiaremos na jornada à Residência Médica dos sonhos! Confira os nossos cursos e seja mais um aprovado nas melhores instituições do país!