FELUMA 2025: Temas quentes da residência médica

0
621

Está se preparando para a próxima edição da FELUMA? Então este post é para você! Confira e fique por dentro!

Temas quentes

Clínica médica

TemasPorcentagem das questões
Eletrocardiograma23.08%
Estômago30%
Distúrbios de Hemostasia42.86%

Cirurgia

TemasPorcentagem das questões
Cirurgia Geral56.60%
Cirurgia do Aparelho Digestivo18.87%
Cirurgia de Cabeça e Pescoço5.66%

Pediatria

TemasPorcentagem das questões
Especialidades32.79%
Infectologia Pediátrica31.15%
Neonatologia14.75%

Preventiva e Saúde Pública

TemasPorcentagem das questões
Saúde Pública75%
Preventiva21.15%
Saúde do Trabalhador e Medicina Legal3.85%

Ginecologia

TemasPorcentagem das questões
Ginecologia Geral38.71%
Uroginecologia25.81%
Oncoginecologia22.58%

Obstetrícia

TemasPorcentagem das questões
Assistência ao Pré-Natal26.92%
Gestação de Alto Risco23.08%
Assistência ao Parto19.23%

Veja uma questão sobre Especialidades em Pediatria

Um lactente de 10 meses é trazido ao pronto-socorro com queixa de choro persistente e irritabilidade, especialmente nas trocas de fralda. A mãe relata que o bebê tem apresentado fezes pastosas e com sangue vivo. Ao exame físico, observa-se uma
criança com estado geral preservado, hidratada, e uma grande área perianal vermelha e úmida, com múltiplas erosões superficiais. Com base nesse quadro clínico, qual é o diagnóstico mais provável?a) Alergia alimentar.b) Infecção por rotavírus.d) Doença de Hirschsprung.e) Infecção por Salmonella.
Questão Prova Feluma 2024 | Fonte: Qbank.

Resposta: a) Alergia alimentar.

A banca examinadora da FELUMA abordou o tema de alergia alimentar nessa questão, com ênfase na alergia à proteína de leite de vaca (APLV). Vamos lá!
Trata-se de uma reação alérgica aos componentes proteicos presentes no leite de vaca. Ocorre por uma falha nos mecanismos de tolerância oral. É a alergia alimentar mais comum na infância.
Quadro clínico
Os sintomas podem estar presentes desde o nascimento, em crianças em aleitamento materno exclusivo ou em uso de fórmula infantil;
Os quadros mediados por IgE são quadros que cursam com sintomas até 2h da ingestão. São quadros marcados por: urticária, anafilaxia e síndrome da alergia oral.
A Síndrome da alergia oral é marcada por edema, hiperemia, dor, obstrução, prurido e queimação em lábios, língua, palato;
Dentre as formas Não-Mediadas por IgE, temos Enterocolite – FPIES (Food Protein-Induces Enterocolitis Syndrome) e proctocolite alérgica. A enterocolite FPIES é mais comum em < 1 ano. Ocorre 1-4h após ingestão (aguda). Cursa com vômitos intratáveis e diarreia com muco e/ou sangue, hipotonia, palidez, apatia.
A proctocolite alérgica ocorre mais comumente em menores 6 meses de vida. Associado, cursa com sangue nas fezes, com ou sem alteração de consistência. No entanto, o paciente mantém bom ganho ponderal e estado geral.
Por fim, temos as formas mistas, como principal exemplar temos a Esofagite eosinofílica. É um diagnóstico diferencial de refluxo.
Em escolares, podem ocorrer sintomas de impactação esofágica. O diagnóstico é confirmado com EDA com biópsia ≥ 15 eosinófilos por campo.

medcof qbank, medcof aulas, grupo medcof, aulas medcof, qbank, banco de questoes medcof, medcof banco de questoes

Prepare-se para a FELUMA!

Por fim, se você quer mandar bem na próxima prova da FELUMA, a Medcof te ajudará com isso! Com o nosso catálogo repleto de cursos, te guiaremos na jornada à Residência Médica dos sonhos! Confira os nossos cursos e seja mais um aprovado nas melhores instituições do país!