

Se você não sabe sobre os achados sistêmicos e extra articulares da Artrite Reumatoide (AR) ou nódulo reumatoide e quer aprimorar seus conhecimentos sobre o tema, então leia esse post e fique por dentro de tudo.
Definição de Artrite Reumatoide
A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença crônica, inflamatória, sistêmica, autoimune que afeta as articulações sinoviais causando erosões ósseas e deformidades. Pensando nisso, esta
etiopatogenia está relacionada com fatores genéticos e gatilhos ambientais (sexo feminino, tabagismo, disbiose intestinal, periodontite, infecção por EBV e Chikungunya, obesidade, etilismo e depressão)
Quadro Clínico: achados sistêmicos
Desse modo, a AR é uma doença sistêmica que tem como principal manifestação o envolvimento articular simétrico, entretanto há também os acometimento extra-articulares, que apesar de serem mais raros, devem ser amplamente conhecidos.
Achados extra-articulares
Sendo assim, os achados extra-articulares acometem cerca de 40% dos pacientes, e mais comuns naqueles que não estão em tratamentos e/ou apresentam altos títulos de Fator Reumatoide e Anti-CCP. Dessa forma, como manifestações sistêmicas, é comum ser observado perda de peso, fadiga crônica e distúrbios do afeto, como depressão e ansiedade.
Nódulos reumatoides

Os nódulos reumatoides são as manifestações extra-articulares mais comuns. Eles podem ser caracterizados como nodulações móveis indolores em faces extensoras, e que também podem acometer parênquima pulmonar e cardíaco (apesar de mais raro). Desse modo, eles são indicativos de doença com pior prognóstico.
Artrite Reumatoide: Manifestações oculares
Nas manifestações oculares podemos observar a ceratoconjuntivite seca como a manifestação mais comum (podendo estar ou não associada com a Síndrome de Sjogren), a Episclerite e a Esclerite (quadro mais grave).
Quadro Clínico: Achados típicos da Artrite Reumatoide
Como citado anteriormente, a AR é uma doença sistêmica que tem como principal manifestação o acometimento das articulações. Entretanto, há também os acometimento extra-articulares apesar de serem mais raros. Pensando nisso, veja a discussão de ambos os tópicos abaixo.
Poliartrite
Ademais, a artrite reumatoide é caracterizada por ser uma poliartrite erosiva, simétrica, crônica (>6 semanas) e progressiva. Desse modo, a artralgia tem característica inflamatória (piora com repouso e melhora com o movimento), frequentemente associada a edemas e bloqueio articular.
🩺 Dica para as provas: A AR é uma doença de pequenas articulações (preferencialmente, o joelho pode ser afetado). Assim, as articulações mais afetadas são interfalangianas proximais, metacarpo e metatarsofalangianas.
Dessa forma, ela tem pouco acometimento axial, com exceção da subluxação atlanto-axial (C1-2), caracterizada por:
- Comprometimento neurológico sensitivo e motor.
- Dor cervical irradiada para occipital.
- Doença de longa data.

Além disso, a disfunção da ATM, também é uma manifestação que pode estar presente.
Deformidades
Preste bastante atenção neste ponto, poisas provas de residência adoram abordar este ponto em suas questões.
Por ser uma doença progressiva, as deformidades fazem parte do curso natural da doença naqueles paciente que não recebem tratamento, levando a tenossinovites e a bloqueios irreversíveis.
Tenossinovites
- Polegar em Z.
- Desvio ulnar dos dedos.
- Dedo em botoeira (hiperflexão de IFP).
- Dedo em pescoço de cisne (hiperextensão da IFP.

Edema das articulações MCF, flexão MCF moderada e deformidades em pescoço de cisne.

O polegar direito mostra hiperextensão da articulação interfalangeana (polegar em Z). Sendo assim, ambos os dedos anulares apresentam deformidades em botoeira com flexão das articulações interfalangeanas proximais e hiperextensão das distais.
Bloqueios irreversíveis
- Atrofia de musculatura interóssea.
- Mãos em dorso de camelo (deformidade em punho)
Mão em dorso de camelo

DE OLHO NA IMAGEM! Preste atenção nos principais achados que podem ser observados na radiografia de pacientes com AR!


Portanto, há presença de subluxação erosiva mais marcante das articulações MCP com desvio ulnar. Alterações degenerativas proeminentes também são vistas na articulação ulnar-carpal. Observe também osteopenia particularmente das regiões MCP.
Manifestações cardiológicas
Em relação às manifestações cardiológicas, pode-se observar a Pericardite (assintomática em 50% dos casos), Miocardite e a mais importante… a Doença Arterial Coronariana (DAC). Assim, os portadores de AR possuem elevado risco cardiovascular, sendo a DAC a principal causa de mortalidade nesses pacientes.
Além disso, a aortite, disfunção valvar, aneurismas e defeitos de condução podem estar presentes.
Manifestações pulmonares
As manifestações pulmonares estão presentem em 60 a 80% dos pacientes com AR, a maioria de forma assintomática, portanto, é importantíssimo realizar o rastreamento de acometimento pulmonar.
O acometimento pulmonar mais comum é o derrame pleural, assintomático em até 73% dos casos. Assim, o líquido coletado pode ser leitoso-esverdeado, seroso ou sanguinolento apresentando predomínio linfocítico, glicose < 30 mg/dl, DHL > 700 U/L, complemento consumido e FR positivo.
Agora, o que você precisa prestar atenção, principalmente nas provas multimídia , é a doença pulmonar intersticial provocada pela AR, que se manifesta com dispneia progressiva aos esforços, tosse seca e que pode estar associada a estertores crepitantes. À espirometria, é encontrado o padrão restritivo. Na tomografia é possível visualizar dois padrões ou a PIU (Padrão Intersticial Usual) ou a PINE (Padrão Intersticial Não Específica).
PIU
- Infiltrado reticular
- Bronquiectasias de tração
- Áreas de faveolamento
- ⇒ bilateral e em periferia
- Poupa a região subplerual

PINE
- Predominio em vidro fosco bilateral bibasal

A Síndrome de Caplan, também conhecida como neumoconiose reumatoide, é um acometimento pulmonar da artrite reumatoide, com múltiplos nódulos úlmonares em pacientes com pneumoconiose (doença laboral a partir da exposição à silica)
Artrite Reumatoide: Manifestações renais
Alguns pacientes podem desenvolver complicações renais com glomerulopatias (amiloidose) e doença túbulo-intersticial (principalmente quando associada à Sd de Sjogren).
Manifestações Gastrintestinais
- Xerostomia (Sd. Sjogren)
- Vasculite mesentérica
Manifestações Hematológicas e vasculares
- Anemia de doença crônica (devido a atividade inflamatória crônica) e plaquetose.
- A Síndrome de Felty, ocorre em formas graves da doença e é caracterizada por Esplenomegalia + Leucopenia + Úlceras em MMII.
🩺 ATENÇÃO! Pacientes com Sínd. de Felty devem SEMPRE ser rastreados para doenças linfoproliferativa, devido sua forte associação ao Linfoma de Hodgkin.
Outra manifestação que pode estar presente é a vasculite, que pode se manifestar com isquemia, gangrena e úlceras em extremidades.
Manifestações neurológicas
Devido ao quadro inflamatório crônico das articulações e tecidos adjacentes, a AR pode se manifestar com neuropatias compressivas periféricas :
- Síndrome do túnel do carpo (compressão do nervo mediano);
- Síndrome do canal de Guyon (compressão do nervo ulnar);
- Mielopatia cervical (pela subluxação C1-C2, podendo levar à compressão da medula e tetraplegia)
- Mononeurite múltipla;
E aí, você lembrava dos achados sistêmicos e extra articulares da artrite reumatoide? Se não, então continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de todos os assuntos da medicina.
Conquiste a aprovação!
O Grupo Medcof tem um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada à Residência Médica dos sonhos! Então, confira os nossos cursos e seja mais um aprovado nas melhores instituições do país!
