Como diagnosticar e tratar o Cancro Mole

0
25
Fonte: Canva.
Fonte: Canva.

Neste post, veremos mais detalhes do cancro mole, também chamado de cancroide, cancro venéreo e cancro de Ducrey.

Conceitos-chave

Cancro mole é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) de evolução aguda e de contágio exclusivo por via sexual, causada pelo Haemophilus ducreyi, bacilo gram negativo. O período de incubação pode variar de 3 dias a 2 semanas. É importante lembrar que essa infecção tem incidência maior em homens.

Clínica

A lesão do cancro mole é uma lesão ulcerada rasa, de base mole, com bordas irregulares. Geralmente, é circundada por um halo eritematoso e recoberta por exsudato necrótico e purulento que, se removido, dá espaço a tecido de granulação friável. 

Múltiplas úlceras genitais, de fundo sujo, com adenopatia que fistuliza para 1 orifício. Fonte: Tara Badu, BMJ Best Practice, 2022. 

Diferente do cancro duro (sífilis), essas lesões são muito dolorosas e têm odor fétido, não evoluem para cura espontânea e costumam deixar cicatrizes. Abaixo podemos ver os locais mais acometidos em ambos os sexos.

Achados clínicos de úlceras do Cancro Mole em, respectivamente, homens e mulheres. | Fonte: Google imagens.
HomensMulheres
FrênuloFórnice vaginal
Sulco balanoprepucialLábios externos e internos
Glande
Face interna do prepúcio

Em até 50% dos casos, pode ocorrer o enfartamento ganglionar regional, formando o que popularmente é chamado de “bubão”. O “bubão” é uma linfadenopatia dolorosa, comumente observada nas áreas inguinais ou femorais, e em alguns casos pode evoluir com flutuação, o que leva à formação de abscessos. Alguns podem evoluir com flutuação e fistulização, resultando em drenagem de material purulento. Importante ressaltar que a maioria dos enfartamentos ganglionares são unilaterais.

Diagnóstico

  • Pesquisa direta — na secreção coletada da lesão com coloração de Gram.
  • Cultura — mais sensível, porém com difícil realização.
Histopatológico de cancro mole no testículo. Fonte: https://www.cuf.pt/saude-a-z/cancro-do-testiculo

Tratamento

Além do tratamento farmacológico, também é indicado o cuidado local e a higienização frequente com água e sabão. A aplicação de compressas mornas pode ajudar a aliviar o desconforto da lesão. É fundamental lembrar que o tratamento também é recomendado para todos os parceiros sexuais, mesmo que assintomáticos.

Tratamento de escolha farmacológica pode ser feito com Azitromicina 500mg – 2 comprimidos por via oral em dose única ou Ceftriaxona 250mg IM dose única. Contudo, o Ciprofloxacino é contra indicado para gestantes, lactantes e < 12 anos.

Referências: BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde, 2022.

Leia também: Tudo o que você precisa lembrar sobre tricomoníase

Seja um MedCofer!

Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCofer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.