Está se preparando para a próxima edição da PSU-AL? Então este post é para você! Confira e fique por dentro!
Temas quentes
Clínica médica
Temas
Porcentagem das questões
Doenças Negligenciadas
33.33%
Transtorno de Humor e Ansiosos
40%
Valvopatias
50%
Cirurgia
Temas
Porcentagem das questões
Cirurgia Plástica
41.67%
Cirurgia Geral
29.17%
Cirurgia Vascular
20.83%
Pediatria
Temas
Porcentagem das questões
Infectologia Pediátrica
29.41%
Especialidades
23.53%
Emergências Pediátricas
20.59%
Preventiva e Saúde Pública
Temas
Porcentagem das questões
Saúde Pública
73.33%
Preventiva
26.67%
Ginecologia
Temas
Porcentagem das questões
Ginecologia Endócrina
48.72%
Ginecologia Geral
43.59%
Oncoginecologia
7.69%
Obstetrícia
Temas
Porcentagem das questões
Emergências Obstétricas
66.67%
Gestação de Alto Risco
23.81%
Assistência ao Parto
9.52%
Veja uma questão sobre Doenças Negligenciadas em Clínica Médica
Questão Prova PSU-AL 2024 | Fonte: Qbank
Resposta: c) Granuloma portal.
Comentário do professor: Questão bem específica sobre os achados patológicos da esquistossomose. Vamos relembrar um pouco sobre a doença e abordar as diferentes formas do parasito e suas repercussões clínicas/fisiopatológicas. A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni cujas formas adultas habitam os vasos mesentéricos do hospedeiro definitivo (humanos) e as formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria. Pode cursar com uma forma aguda (dermatite cercariana e síndrome de Katayama) e uma forma crônica (quadro clássico é a forma hepatoesplênica). As diferentes formas do parasito causam diferentes repercussões patológicas e clínicas no paciente. Vamos revê-las abaixo: · A cercária: desencadeia a dermatite cercariana ou dermatite do nadador: comichão, erupção urticantes, eritema, edema, pequenas pápulas e dor; · Esquistossômulos: linfadenite generalizada, febre, aumento do volume do baço e sintomas pulmonares; · Ovos: são elementos fundamentais (pouco viáveis) que atingem a luz intestinal, desencadeando lesões mínimas com reparação tecidual (edema de mucosa, hemorragia e fenômenos degenerativos).
É no fígado que os ovos causam alterações importantes. Seus produtos desencadeiam uma reação local na mucosa do tipo granulomatosa. Mácrofagos, eosinófilos, linfócitos e alguns plasmócitos circundam os ovos; os macrófagos se fundem e formam gigantócitos, que envolvem o ovo e começam a digeri-lo. Quando ocorre a morte do embrião, há diminuição do número de granulócitos, com multiplicação dos fibroblastos, que assumem a deposição de fibras reticulares e colágeno. Isso resulta na formação de uma estrutura cicatricial fibrosa, que pertensao portal.
Prepare-se conosco!
Quer mandar bem na prova do PSU-AL? Então seja um MedCoffer! Estude a partir de nossa metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes em todo o país! Por fim, confira nossa aula de revisão de véspera: