Residência em Pediatria: o que é, salários, duração, rotina e mais!

0
1577
residência pediatria
Pós graduação em pediatria: entenda tudo sobre o assunto. | Foto: Freepik.
residência pediatria

A residência em pediatria é uma especialização feita pelo por um médico formado que pretende seguir atuando nesta área.

Com duração de 3 anos,  a residência prepara o profissional para esse segmento por meio da exposição a todos os assuntos que cercam a especialidade.

O que faz um pediatra?

Um médico pediatra é responsável pelo acompanhamento,tratamento de doenças, atendimento e cuidado com crianças e adolescentes.

Por realizar um acompanhamento direto com o desenvolvimento da criança e adolescente, o profissional se torna encarregado também de compreender sua alimentação, vacinação, cautelas e saúde para que, dessa forma, atribua um melhor serviço para com o paciente.

Como é a residência em pediatria?

Os programas de residência médica são de acesso direto, ou seja, não precisam de nenhuma especialidade como pré-requisito.

Em sua totalidade, os conteúdos são distribuídos em práticos e teóricos, por meio de rodízios em temas pré-estabelecidos no programa, atendendo à jornada de 60 horas semanais de trabalho.

Qual a duração da residência em pediatria?

A residência médica em pediatria tem duração de 3 anos, com uma rotina de 40 horas dedicadas a atividades rotineiras e 20 horas destinadas a plantões, totalizando as 60 necessárias para a conclusão do programa.

Como é a rotina de um médico residente em pediatria?

A rotina de um residente em pediatria pode se estender aos atendimentos em diferentes alas dentro de uma instituição hospitalar, atuando assim de uma forma mais generalista

A partir da exposição a diferentes áreas dentro da própria especialidade, o médico conseguirá ter uma imersão nos conteúdos abordados, distribuindo esse tempo em diferentes núcleos, como Neonatologia, Centro Obstétrico, UTI pediátrica, Pronto Socorro, Ambulatórios, etc.

Quanto ganha um médico residente em pediatria?

Segundo o portal Salário, um médico pediatra ganha, em média, aproximadamente R$9.526,45 por mês, sendo o teto salarial da profissão estabelecido em R$18.825,32. Porém, é importante lembrar que esse valor pode ser alterado por diferentes fatores, como carga horária de trabalho, instituição e área de atuação

Grade curricular da residência em pediatria

Como já abordado acima, a residência médica em pediatria possui duração de 3 anos, os quais são divididos em R1,R2 e R3 e que possuem em sua grade curricular especificações definidas e apresentadas na resolução estabelecida pelo MEC. Confira abaixo essa divisão:

Primeiro ano de residência (R1)

No ano de introdução à residência, os profissionais são expostos a conhecimentos clínicos básicos da área, instruções aos conteúdos e à promoção e integração de toda a grade do programa.

Dentre as habilidades e competências obtidas nesse período, se destacam a capacidade de realizar anamnese pediátrica, entendimento e realização de exames clínicos completos, orientação de pacientes, prevenção e conscientização de acidentes, atendimentos de doenças prevalentes na infância e adolescência, entre outras.

Além disso, as atividades dos profissionais se dividem entre as enfermarias pediátricas, atenção neonatal básica, reuniões clínicas e outros.

Segundo ano de residência (R2)

No segundo ano da especialização, o aluno se depara com atuações específicas, muitas delas direcionadas à avaliação do desenvolvimento da criança e do adolescente, valorização da saúde materna, compreensão de fatores psicológicos, biológicos e sociais e a integração de métodos laboratoriais para diagnóstico.

Junto disso, o futuro médico pediatra precisará desenvolver seu trabalho em áreas de atendimento, como na seção ambulatorial de pediatria e na ala de terapia intensiva pediátrica.

Terceiro ano de residência (R3)

No último ano da residência (R3), o estudante recebe uma nova responsabilidade, sendo essa a de supervisionar alunos recentes, ministrando e liderando equipes para o desempenho de funções durante esse período.

Ainda neste período, já com habilidades desenvolvidas nos anos anteriores, o profissional começa a desempenhar intensivamente seus serviços como pediatra, reconhecendo e acompanhando casos, exercendo seu papel em campos da área de atuação da especialidade, como a ala cirúrgica e de emergência.

Principais instituições para residência em pediatria no Brasil

Algumas instituições são referências para a especialidade de Pediatria, atuando diretamente com institutos voltados à área. Veja abaixo quais são as principais:

[INSERIR UMA IMAGEM PARA ILUSTRAR O CONTEÚDO]

  • Hospital Pequeno Príncipe (HPP)
  • Hospital Santa Marcelina
  • Hospital Universitário Evangélico Mackenzie
  • Hospital Infantil Joana de Gusmão
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

As instituições acima são consideradas referências nos serviços de residência médica em pediatria, oferecendo também programas para áreas com pré-requisito e também áreas de atuação, principalmente àquelas que possuem como serviço direcionado o pediatria em si.

Processo seletivo para residência médica em pediatria

Os processos seletivos para programas de residência médica em pediatria podem variar de acordo com a instituição e/ou processo escolhido. Porém, há padronizações existentes nesses exames, como por exemplo o fato de ser uma especialidade de acesso direto e de que, em sua prova objetiva, serão abordados conteúdos que envolvem as cinco grandes áreas médicas.

Por vezes, algumas seleções podem apresentar mais de uma fase, como é o caso do Hospital Pequeno Príncipe que aplica a Prova Objetiva e a Análise Curricular. Por outro lado, as provas de processos unificados como ENAMED/ENARE, SES-DF e SUS-BA possuem somente uma fase avaliativa e direcionam para diferentes instituições em todo o país.

Áreas de atuação e subespecialidades em pediatria

Já formado como médico pediatra, o profissional pode seguir para diferentes áreas de atuação e/ou subespecialidades do ramo. Veja abaixo algumas que se tornam principais após a obtenção do RQE:

  • Neonatologia: é focada em cuidados de recém-nascidos, especialmente prematuros ou com complicações. Área com necessidade de pré-requisito.
  • Pediatria intensiva: A pediatria intensiva é responsável pelo atendimento de crianças em estado crítico em unidades de terapia intensiva (UTI). Também uma subespecialidade da área.
  • Cardiologia Pediátrica: Na cardiologia pediátrica é uma especialidade de pré-requisito que realiza  o diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas congênitas e adquiridas.
  • Infectologia Pediátrica: Um pediatra especializado em infectologia pediátrica realiza a prevenção e o tratamento de doenças infecciosas específicas da infância.

Todas as especialidades acima, como já destacado em algumas explicações, solicitam a pediatria como pré-requisito para o seu curso.

Vantagens e desafios da residência em pediatria

Sendo uma especialidade muito procurada por médicos recém formados, a pediatria pode se apresentar com uma área de grande atuação e, por conta disso, alguns desafios podem surgir na atuação. Veja abaixo alguns aspectos que podem impactar o profissional no momento da escolha da residência:

  • Abrangência da área: como já mencionado acima, a pediatria se mostra como uma especialidade que leva à múltiplas subespecializações, tornando-se assim um pré-requisito para outras atuações, o que permite uma amplitude maior de trabalho.
  • Relação com os pais: ao lidar com pacientes menores de idade, consequentemente, é preciso também acompanhar os pais das crianças ou do adolescente. Por vezes, esse contato pode ser desenvolvido de maneira tranquila, sem empecilhos e uma compreensão por parte de ambos os lados. Por outro lado, isso pode acabar gerando um desgaste ou desconforto por parte do profissional, por muitas vezes ocorrer problemas, falta de compreensão dos responsáveis e dificuldades impostas por eles.
  • Desafios emocionais: lidando diretamente com os pacientes com uma idade muito nova, o acompanhamento pode ser difícil, pois, às vezes, os casos são muitos sérios, de grande sensibilidade e atenção, podendo ser constatados óbitos, o que atinge em grande escala o emocional do médico.

Como se preparar para a prova de residência em pediatria?

Para se preparar para uma prova de residência em pediatria é necessário bastante foco e estipular um cronograma para que o estudo seja feito de maneira correta, atendendo uma demanda de resolução de questões, simulados e provas anteriores.

 Não é uma prova fácil, pois com a grande procura, a concorrência se torna muito grande nas instituições mais bem conceituadas.

Se você está procurando um curso extensivo para fazer a prova de residência em pediatria, o grupo MedCof oferece as melhores técnicas para quem quer entrar nessa área.

[INSERIR AQUI UM BANNER OU BOTÃO COM CTA PARA CONVERSÃO] 

Mercado de trabalho para o pediatra no Brasil

O número de pediatras no Brasil cresce cada vez mais. Segundo o documento de Demografia Médica do Brasil de 2025, realizado pelo Ministério da Saúde, foi constatado que, no país, há mais de 45 mil médicos na área, o que apresenta um número crescente em relação a anos anteriores. Ainda segundo este mesmo documento, a Pediatria é a segunda maior especialidade no país, ficando atrás somente da Clínica Médica.

O mercado para esse ramo é muito amplo, muito por conta do acompanhamento que se faz em boa parte da vida do indivíduo, começando em seu nascimento e até a fase final da adolescência, gerando assim confiança, competência e  excelência no serviço. 

Além disso, as atividades podem ser desenvolvidas em diferentes ambientes, atendendo em clínicas particulares, instituições hospitalares, consultórios próprios e, até mesmo em atendimento a domicílio

Conquiste sua vaga na residência em pediatria com a MedCof!

Com uma metodologia focada em provas e resolução de questões, o Grupo MedCof possui professores que são especialistas e atuam nas principais instituições do país. Junto disso, possuímos também uma plataforma inteligente que personaliza o estudo conforme seu desempenho, a MedCof oferece tudo o que você precisa para otimizar o aprendizado e garantir a aprovação.