
Você quer tentar residência médica em São Paulo? Antes de começar a estudar, veja alguns detalhes das instituições que cobram uma segunda fase nos processos seletivos!
Por que existe segunda fase?
Quando falamos de residência médica em São Paulo, chegamos em um dos processos seletivos mais concorridos do país. Por serem referência de estrutura e método de ensino, as instituições médicas paulistas são as mais desejadas por inúmeros estudantes.
Por isso, completar o processo de seleção com uma segunda fase para tornar mais justa a avaliação dos candidatos é um ponto diferencial dessas instituições!
Como é a 2ª fase?
O tipo de avaliação varia conforme a instituição e a banca avaliadora, por isso é fundamental se manter sempre atualizado nos editais lançados por cada banca. Aqui você pode acessar alguns editais postados no nosso blog e ver detalhes do que mudou entre um ano e outro!
Algumas instituições realizam só um tipo de avaliação, mas outras podem combinar diferentes tipos de etapas:
Prova prática
Assim como nas provas da faculdade, a avaliação prática na residência busca testar a habilidade técnica e a conduta do candidato frente a atitudes práticas. Podem ser testadas técnicas cirúrgicas, habilidade de conduta clínica e simulações de emergência.
Análise Curricular
Não só as instituições de São Paulo realizam esse tipo de avaliação, mas em todo o Brasil é comum a avaliação do histórico acadêmico, notas dos semestres de formação, atividades extracurriculares e publicações científicas.
Entrevista
A chamada do candidato para uma entrevista presencial ou remota com a banca avaliadora pode ser incluída por algumas instituições para melhor entender o perfil do candidato, com motivações, perfil de estudo ou expectativas na instituição.
Quais instituições têm 2ª fase?
As instituições que geralmente tem segunda fase são:
- Faculdade de Medicina da USP (FMUSP-SP): onde, normalmente, o processo é dividido em uma segunda fase que consiste em análise curricular e, dependendo da especialidade, uma arguição sobre o currículo.
- Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM): um dos processos seletivos mais completos do estado. A segunda fase é composta por prova prática e análise curricular, onde suas habilidades e experiência são testadas.
- Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE): conhecido por seu processo seletivo rigoroso em duas fases: a prova teórica e, depois, uma prova prática e análise curricular.
- Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo: que também costuma adotar um processo de duas etapas, com uma prova objetiva e uma segunda fase que inclui prova prática e/ou análise curricular.
- USP-Ribeirão Preto (USP-RP): que tem um processo com prova teórica e, para a segunda fase, prova prática e análise curricular.
- Faculdade de Medicina do ABC (FMABC): que tradicionalmente inclui uma prova teórica e uma segunda fase de análise de currículo e prova prática
Quais os últimos editais?
Veja alguns editais recentes que possuem segunda fase:
- Edital UFCSPA para Residência Médica 2025/2026;
- HCPA 2025/2026: edital, vagas, resultados e mais;
- Edital Enamed 2025/2026: Inscrições, cronograma, prova e mais;
- HOS/BOS publica edital para Residência Médica 2026;
- Edital HIAE para Residência Médica 2025/2026.
O método que te aprova!
Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCofer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 20 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.