Anvisa amplia indicação da vacina contra o HPV para prevenir cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço

0
17

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma importante atualização na indicação terapêutica da vacina Gardasil 9, ampliando seu uso para prevenir cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço associados ao papilomavírus humano (HPV). A decisão foi publicada no dia 10 de fevereiro de 2026 e representa um avanço nas estratégias de prevenção do câncer no Brasil.

O que muda com a nova indicação

Até agora, a vacina contra o HPV já era amplamente recomendada para impedir o desenvolvimento de tumores como:

  • Câncer do colo do útero;
  • Câncer de vulva, vagina e ânus;
  • Lesões pré-cancerosas;
  • Verrugas genitais causadas pelo vírus HPV.

Com a atualização aprovada pela Anvisa, a Gardasil 9 passa oficialmente a ter indicação também para a prevenção de cânceres que atingem a orofaringe — incluindo regiões como base da língua e amígdalas — além de outros tumores de cabeça e pescoço relacionados ao HPV.

Quem pode se vacinar

A nova indicação vale para pessoas de 9 a 45 anos, incluindo crianças, adolescentes, homens e mulheres. A orientação das autoridades de saúde é que a vacinação seja feita antes do início da vida sexual, pois o objetivo do imunizante é prevenir a infecção persistente pelos tipos de HPV mais associados ao desenvolvimento de câncer — e não tratar infecções já existentes.

Contexto geral e qual a importância

O HPV é um vírus comum e transmitido principalmente por contato sexual. Entre os mais de 150 tipos do vírus, alguns são classificados como de alto risco por seu potencial de causar câncer. Estudos mostram que a infecção persistente por esses tipos de HPV é um fator crucial no desenvolvimento de diversos tumores malignos ao longo dos anos.

Ao ampliar a indicação da vacina para incluir cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço, a Anvisa reconhece o papel crescente do HPV no surgimento desses tumores e fortalece a prevenção primária, que é a forma mais eficaz de reduzir a incidência dessas doenças ao longo prazo.

Disponibilidade no Brasil

Atualmente, a vacina Gardasil 9 com essa indicação mais ampla está disponível no setor privado de saúde. Ainda não há uma data definida para a incorporação dessa versão da vacina ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também: Entenda a nova Política Nacional de Enfrentamento da Infecção por HPV

Como conquistar a aprovação na residência?

Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCofer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 35 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.