OMS emite diretriz para o uso de canetas emagrecedoras

0
21

No dia 1° de dezembro de 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou as suas primeiras diretrizes sobre o uso de medicamentos agonistas de GLP-1 no tratamento da obesidade, as chamadas “canetas emagrecedoras”.

O que diz a diretriz?

O documento publicado passa a tratar a condição oficialmente como uma doença crônica que exige cuidados contínuos, acompanhamento de profissionais e políticas públicas amplas.

Sendo assim, a nova diretriz oferece recomendações para o uso seguro de medicamentos como liraglutida, semaglutida e tirzepatida. Esses medicamentos já eram inclusos na Lista de Medicamentos Essenciais da OMS para o manejo do diabetes tipo 2 em populações de alto risco.

Agora, a organização recomenda que, adultos com obesidade (exceto gestantes), possam utilizar os fármacos como um tratamento contínuo. O tratamento é condicional pela falta de dados sobre a segurança a longo prazo, bem como efeitos após a interrupção do tratamento, por exemplo.

Segundo a OMS, as terapias com GLP-1 podem gerar perda de peso significativa e benefícios metabólicos relevantes. Entretanto, reforça que o uso isolado dos medicamentos não controla a obesidade.

Por fim, o tratamento mais eficaz combina os medicamentos com mudanças e estilo de vida, como alimentação saudável, atividades físicas e acompanhamento médico contínuo.

Leia mais em: ANVISA torna obrigatória a retenção da receita para compra de canetas emagrecedoras

Conquiste a aprovação e acompanhe mais notícias!

Gostou da novidade? Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das principais notícias sobre residência médica, editais e oportunidades que podem transformar sua carreira!