
Você sabia que o Exame Nacional de Residência, o ENARE, é conhecido como o Enem da medicina? Além disso, esse processo seletivo é um dos mais concorridos no Brasil! Saiba mais sobre o Enare neste post e fique por dentro das informações.
O que é Enare?
O ENARE (Exame Nacional de Residência) consiste em um processo seletivo unificado para ingresso em programas de residência médica, em modalidades multi e uniprofissionais. Ele possui um sistema semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), unificando diversas instituições a um mesmo processo seletivo.
Assim, seu funcionamento permite que os candidatos realizem a prova em diversas localidades do país, podendo se candidatar às vagas de acordo com sua preferência.
O Enare e o Enamed são a mesma coisa?
Embora possam atuar em conjunto, o Enare e o Enamed não são a mesma coisa. O Enamed é um novo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica que unifica a prova objetiva do Enare para Acesso Direto e o Enade para avaliar os cursos de medicina. Por outro lado, o Enare continua existindo para programas de residência com pré-requisito.
Como funciona o processo seletivo do Enare?
O processo seletivo do ENARE é composto exclusivamente por uma prova objetiva. Nas edições anteriores, havia também análise curricular, mas esse critério foi eliminado nas edições seguintes.
A seguir, detalhamos cada etapa desse processo:
Prova objetiva
A prova objetiva aconteceu no dia 19 de outubro de 2025, foi composta por 100 questões de múltipla escolha, na qual cada questão equivale a 1,0 ponto, para as especialidades de acesso direto. A nota obtida na prova objetiva valerá 100% da nota final do candidato.
Análise de currículo
Na última edição, o processo seletivo para residência médica do Enare foi marcado por problemas na correção e divulgação da análise curricular. Como resultado, a Ebserh divulgou o cancelamento da 2ª fase da seleção a partir de 2025.
O comunicado ocorreu através do edital de adesão das instituições para o Enare 2025/2026, publicado no dia 24 de abril, após a reunião do Grupo de Trabalho (GT), instituído para avaliar melhorias do processo seletivo.
Antes do seu cancelamento, era preciso atingir, no mínimo, 50 pontos na prova objetiva para prosseguir para a segunda etapa. Ela equivalia a 10% da nota final do candidato e consistia no envio do currículo para análise. O componente que mais pontuava era o histórico escolar da graduação de medicina, equivalente a 40 pontos.
Confira a seguir alguns outros componentes:
- Programa ou projeto de extensão na área da saúde: pontuação máxima de 8,0 pontos;
- Participação em eventos, prestação de serviços, oficinas de extensão, cursos de extensão e Vivências no SUS: pontuação máxima de 3,0 pontos;
- Monitoria em componente curricular regulares da graduação devidamente cadastrada na Pró-reitoria ou Coordenação de Graduação da IES: pontuação máxima de 9,0 pontos;
- Trabalhos científicos apresentados em Congresso, Seminários, Simpósios, Fóruns e Jornada Científica Regional / Local: pontuação máxima de 1,5 pontos;
- Artigo científico na área da saúde com registro DOI: pontuação máxima de 4,5 pontos.
O que é o Enare para acesso direto e pré-requisito?
O Enare para Acesso Direto refere-se às especialidades médicas que não exigem uma formação prévia específica, além do curso de graduação em Medicina. Já o Enare com pré-requisito são as especialidades que requerem formação prévia em uma área específica, como Cardiologia que necessita de formação em Clínica Médica.
Desse modo, para os candidatos às especialidades de Acesso Direto no processo seletivo do Enare, o exame será exclusivamente do Enamed. Em contrapartida, para as especialidades com Pré-Requisito, será necessário realizar a prova do Enare.
Com a obrigatoriedade do Enamed para avaliação do desempenho do aluno concluinte da graduação de medicina, vale ressaltar que as instituições não são obrigadas a ofertar as vagas na seleção do Enare, como é o caso da USP-SP que aderiu ao Enamed e ainda terá seu seletivo próprio.
Como se inscrever para o Enare?
As inscrições ocorrem por meio do site do Enare, exigindo o preenchimento do formulário com informações pessoais de parentesco, formação, indicação da participação para alguma vaga destinada à PcDs, indígenas, negros ou direito a bonificação na nota do exame.
Além disso, também há realização do pagamento da taxa no valor de R$330,00 ou do pedido de isenção que, nesta edição, ocorreu até o dia 09 de agosto.
Quem pode participar do Enare?
O Exame Nacional de Residência é focado em médicos formados ou candidatos que estejam no último semestre da graduação de medicina. Além disso, os médicos que participarem do processo seletivo, precisam ter o CRM válido, incluindo também aqueles que revalidaram o diploma!
Resultado
De acordo com o edital divulgado, a classificação geral dos candidatos e a nota final serão divulgadas por meio do site do ENARE. A nota foi publicada no dia 21 de janeiro de 2026.
Agora com o cancelamento da segunda fase do processo seletivo, o resultado final pode ser divulgado previamente.
Escolha de vagas ENARE 2025/2026
A escolha de vagas do ENARE se assemelha muito com a escolha de vagas do ENEM e SISU, no qual o candidato obtém a sua nota conforme seu desempenho no exame unificado e a utiliza para escolher, dentre as instituições participantes, onde irá realizar a residência médica. Entretanto, deve-se manter a mesma especialidade escolhida no momento da inscrição.
Desse modo, após as oportunidades de escolhas de vagas, a Ebserh publica a 1ª, 2ª e 3ª classificação por instituição, respectivamente, em datas diferentes. O sistema de escolha prioriza os candidatos inscritos com as melhores notas, determinando quem fica com as vagas.
Bonificações e desempates
Aqueles que comprovarem participação em programas como o Provab ou terem concluído residência em Medicina de Família e Comunidade previamente, terão direito bonificação conforme indicado no edital.
Além disso, conforme comunicado publicado no dia 09 de janeiro de 2026, serão considerados os seguintes critérios de desempate:
- Tiver maior idade, entre os candidatos com 60 anos ou mais, até a data de publicação do resultado, conforme o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003);
- Persistindo o empate, o candidato com maior idade, considerando dia, mês, ano e, se necessário, hora e minuto do nascimento;
- Em último caso, será realizado sorteio público, com registro em ata e ampla divulgação.
Convocação para envio da certidão de nascimento
O comunicado também convocou os participantes aprovados para enviarem seus documentos no período das 16h do dia 9 de janeiro de 2026 até as 23h59 do dia 14 de janeiro de 2026, através do link específico disponibilizado na área do candidato.
O candidato precisou informar dia, mês, ano, hora e minuto de nascimento, sendo de sua responsabilidade garantir que os dados coincidam com os registrados na certidão. Inconsistências podem resultar na eliminação do candidato do processo seletivo.
Caso o candidato não envie a certidão dentro do prazo, será considerado, para fins de desempate, o horário padrão de 23h59.
Passo a passo da escolha da instituição/vaga
1º passo: escolha da especialidade
A escolha da especialidade ocorre no momento da inscrição, período de 07 a 30 de julho de 2025. Para candidatos que se inscreverem mais de uma vez, em especialidades diferentes, o sistema computará somente a última inscrição, ou seja, a princípio todos poderão concorrer em apenas uma especialidade.
2º passo: definição da nota final
Nessa edição, a nota final será composta 100% pela Prova Objetiva de Múltipla Escolha, aplicada no dia 19 de outubro de 2025.
A nota final tem previsão para divulgação para o dia 21 de janeiro de 2026, sendo definida exclusivamente pela nota obtida na prova, acrescida da pontuação adicional prevista em edital.
Os candidatos para os programas de acesso direto que concluíram um ano de participação nas atividades do PROVAB e comprovaram a situação, ganha uma pontuação adicional de 10% em cima da nota final, além daqueles que concluíram a programação prevista para os dois anos do Programa de Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC).
3º passo: 1ª oportunidade de escolha da instituição
A primeira oportunidade de escolha estará disponível entre os dias 22 e 23 de janeiro de 2026, das 14h às 23h59, e cada candidato deve sinalizar a sua opção. Para escolher a instituição, é necessário buscar, entre as disponíveis e que oferecem a sua especialidade, alguma com a nota de corte igual ou inferior a sua nota final do ENARE 2025/2026.
Vale lembrar que é possível escolher uma única instituição por vez, porém, o candidato pode trocar de escolha diversas vezes por dia no sistema.
A primeira classificação por instituição sairá no dia 26 de janeiro e privilegiará os candidatos inscritos com as melhores notas, determinando quem segue para o processo de matrícula.
4º passo: 2ª oportunidade de escolha da instituição
A reabertura da escolha de vagas ocorrerá no dia 27 de janeiro, seguindo até o dia seguinte (28) para que as vagas ociosas sejam preenchidas na 2ª oportunidade de escolha apenas por candidatos que ficaram de fora da primeira lista. O processo será igual à 1ª oportunidade, porém com menos vagas.
O resultado da 2ª oportunidade será divulgado no dia 30 de janeiro e, após isso, os aprovados seguem para o processo de matrícula.
5º passo: 3ª oportunidade de escolha da instituição
A 3ª oportunidade ficará disponível entre os dias 02 e 03 de fevereiro de 2026, com o resultado sendo divulgado no dia 05.
Caso o candidato não seja aprovado na vaga da instituição que escolheu na terceira oportunidade, ele constará no cadastro de reserva desta instituição.
O que é a Lista de Espera Nacional?
Por fim, caso ocorram vagas remanescentes decorrentes da inexistência de candidatos interessados, classificados e habilitados no Enare 2025/2026, mesmo após tentativa de convocação pelo cadastro de reserva, a instituição poderá utilizar a Lista de Espera Nacional (também chamada de cadastro de reserva nacional), para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas nas chamadas regulares.
A Lista de Espera Nacional é gerada após as três oportunidades de escolhas que reúne todos os candidatos ainda não convocados do Enare e participaram de, no mínimo, uma oportunidade de escolha. É organizada de acordo com o programa escolhido no momento da inscrição e pela nota obtida.
Essa lista só poderá ser utilizada pela instituição depois de esgotadas todas as tentativas de convocação pelo cadastro de reserva da própria instituição para aquela especialidade. Sendo assim, a Lista de Espera Nacional só é acessada se ainda houver vagas disponíveis após o chamamento dos candidatos inscritos no cadastro de reserva local.
Quando acionada, qualquer candidato pode ser chamado e, ao receber o convite, terá duas opções:
- Recusar o convite, permanecendo disponível para outras instituições de todo o Brasil;
- Aceitar o convite, garantindo a vaga e deixando a Lista de Espera Nacional.
Cadastro de reserva ENARE
Neste caso, o candidato pode aguardar vagas oriundas de desistências, por exemplo, apenas daquela instituição escolhida. Essa opção ocorre automaticamente caso este não se classifique nas vagas de uma das oportunidade de escolha, sendo a última instituição escolhida registrada no sistema a que constará no cadastro reserva do candidato.
Desse modo, mesmo quem participou apenas da 1ª escolha e não se inscreveu novamente será automaticamente incluído no cadastro de reserva da última instituição selecionada, além do cadastro de reserva nacional.
Reserva de vagas para ações afirmativas
A reserva de vagas para cotas funcionará da seguinte forma:
- 30% das vagas para pretos, pardos, indígenas e quilombolas:
- 25% para pretos e pardos (em programas com 2 ou mais vagas);
- 3% para indígenas (em programas com 2 ou mais vagas);
- 2% para quilombolas (em programas com 2 ou mais vagas).
- 10% das vagas para pessoas com deficiência (PcD), em programas com 5 ou mais vagas.
Se não houver candidatos para determinada vaga reservada no momento da escolha da instituição, ela será transferida para o próximo grupo no fim da 1ª oportunidade de escolha na seguinte ordem:
- Pessoas com deficiência (PcD);
- Candidatos indígenas;
- Candidatos quilombolas;
- Candidatos pretos e pardos; e
- Demais candidatos (ampla concorrência).
Quais hospitais e instituições participam do Enare
Veja a seguir a lista que preparamos com todos os hospitais e instituições que participaram do Enare 2025/2026:
| UF | INSTITUIÇÃO |
|---|---|
| AL | Hospital de Emergência Dr Daniel Houly |
| AL | Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene/Hemoal |
| AL | Hospital Geral do Estado Prof. Osvaldo Brandão Vilela |
| AL | Hospital Metropolitano de Alagoas |
| AL | Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas |
| AL | Universidade Federal de Alagoas |
| AM | Fundação Universidade do Amazonas – FUA |
| AP | Fundação Universidade Federal do Amapá |
| BA | Centro de Referência Estadual para Assistência a Diabetes e Endocrinologia |
| BA | Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência |
| BA | Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista |
| BA | Fundação Estatal de Saúde da Família |
| BA | Fundo Estadual de Saúde – Secretaria da Saúde do Estado da Bahia |
| BA | Fundo Municipal de Saúde de Juazeiro Bahia |
| BA | Hospital Ana Nery |
| BA | Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos |
| BA | Hospital do Oeste |
| BA | Hospital do Subúrbio / Prodal Saude |
| BA | Hospital Estadual Costa das Baleias |
| BA | Hospital Geral Cleriston Andrade |
| BA | Hospital Geral de Guanambi |
| BA | Hospital Geral do Estado – HGE BAHIA |
| BA | Hospital Geral Ernesto Simões Filho |
| BA | Hospital Geral Roberto Santos |
| BA | Hospital Juliano Moreira |
| BA | Hospital Metropolitano – SA |
| BA | Hospital Ortopedico do Estado da Bahia |
| BA | Hospital Reginal de Juazeiro |
| BA | Hospital Regional Costa do Cacau |
| BA | Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus |
| BA | Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho |
| BA | Instituto Couto Maia |
| BA | Instituto de Ensino e Saude S/A |
| BA | Instituto de Perinatologia da Bahia |
| BA | Universidade Federal da Bahia |
| CE | Associação Igreja Adventista Missionária |
| CE | Escola de Saúde Pública do Ceará |
| CE | FUNCIPE – Fundação de Ciências e Pesquisa Maria Ione Xerez Vasconcelos |
| CE | Fundação Edson Queiroz – Universidade de Fortaleza |
| CE | Hospital e Maternidade São Francisco de Assis |
| CE | Instituto Dr Jose Frota |
| CE | Instituto Madre Teresa de Apoio a Vida |
| CE | Irmandade Beneficente da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza |
| CE | Santa Casa de Misericórdia de Sobral/ Universidade Federal do Ceará |
| CE | Secretaria da Saúde do Estado do Ceará |
| CE | Secretaria Municipal da Saúde |
| CE | Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza |
| CE | Unimed Fortaleza Sociedade Cooperativa Médica LTDA |
| CE | Universidade Federal do Cariri |
| CE | Universidade Federal do Ceará |
| DF | Fundação Universitária de Cardiologia – Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal |
| DF | Hospital das Forças Armadas |
| DF | Hospital de Força Aérea de Brasília |
| DF | Hospital Santa Lúcia S/A |
| DF | ISMEP (Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa) |
| DF | Universidade de Brasília |
| ES | Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer – AFECC, mantenedora do Hospital Santa Rita de Cássia – HSRC |
| ES | Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos |
| ES | Empresa Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão S/A – Multivix |
| ES | Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória |
| ES | Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde |
| ES | Instituto do Desenvolvimento Sustentável, Educação, Gestão e Saúde IDEGES |
| ES | Universidade Federal do Espírito Santo |
| GO | Faculdade de Medicina de Itumbiara LTDA |
| MA | Hospital de Oncologia do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho |
| MA | Hospital do Câncer Aldenora Bello |
| MA | Hospítal Dr. Carlos Macieira |
| MA | Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos |
| MA | Hospital Macrorregional Dra.Ruth Noleto |
| MA | Hospital Nina Rodrigues |
| MA | Hospital Universitário do Maranhão |
| MA | Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão |
| MA | Maternidade de Alto Risco de Imperatriz |
| MG | Fundação Educacional de Patos de Minas |
| MG | Fundo Municipal de Saúde – Prefeitura Municipal de Ipatinga |
| MG | Fundo Municipal de Saúde – Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte |
| MG | Hospital Alberto Cavalcanti |
| MG | Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais |
| MG | Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais |
| MG | Hospital Eduardo de Menezes |
| MG | Hospital Infantil João Paulo II |
| MG | Hospital João XXIII |
| MG | Hospital Julia Kubitscheck |
| MG | Hospital Maria Amélia Lins |
| MG | Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro |
| MG | Hospital Metropolitano Odilon Behrens |
| MG | Hospital Regional Antônio Dias |
| MG | Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo |
| MG | Hospital Regional João Penido |
| MG | Instituto Raul Soares |
| MG | Maternidade Odete Valadares |
| MG | Universidade Estadual de Montes Claros / Hospital Universitário Clemente de Faria |
| MG | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| MG | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
| MG | Universidade Federalde Uberlândia (UFU) |
| MS | Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul |
| MS | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
| MS | Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados |
| MT | Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho |
| MT | Hospital Estadual Lousite Ferreira da Silva |
| MT | Hospital Regional de Cáceres |
| MT | Municipal Prefeitura Municipal de Sinop |
| MT | Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis |
| MT | Universidade Federal de Mato Grosso |
| MT | Universidade Federal de Rondonópolis |
| PA | Universidade Federal do Pará |
| PB | Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande |
| PB | Escola de Saúde Pública da Paraíba ESP-PB |
| PB | Fundo Municipal de Saúde de Cabedelo |
| PB | Fundo Municipal de Saúde de Mamanguape |
| PB | Hospital Universitário Alcides Carneiro/UFCG |
| PB | Hospital Universitário Júlio Bandeira |
| PB | Secretaria de Saúde de Campina Grande |
| PB | Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
| PE | Universidade Federal de Pernambuco |
| PE | Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF |
| PI | Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida |
| PI | Centro Hospitalar e Maternidade Santa Fe |
| PI | Hospital Infantil Lucídio Portella |
| PI | Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí |
| PR | Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana |
| PR | Fundo Municipal de Saúde de Londrina |
| PR | Fundo Municipal de Saúde de Pato Branco |
| PR | Fundo Municippal de Saúde de Cascavel – Paraná |
| PR | Município de Guarapuava |
| PR | Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu |
| PR | Secretaria Municipal de Saúde de Toledo |
| PR | Universidade Federal do Paraná – Complexo Hospital de Clínicas |
| RJ | Associação Congregação de Santa Catarina |
| RJ | Centro Gerontológico de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes |
| RJ | Escola Nacional de Saúde Pública |
| RJ | Fundação Educacional Serra dos Órgãos |
| RJ | Fundação Octacílio Gualberto – UNIFASE/FMP |
| RJ | Hospital Central da Aeronáutica |
| RJ | Hospital Central da Polícia Militar |
| RJ | Hospital Central do Exército |
| RJ | Hospital da Polícia Militar de Niterói – HPM/Nit |
| RJ | Hospital de Aeronáutica dos Afonsos |
| RJ | Hospital de Força Aérea do Galeão |
| RJ | Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi |
| RJ | Hospital Federal da Lagoa |
| RJ | Hospital Federal de Bonsucesso |
| RJ | Hospital Federal de Ipanema |
| RJ | Hospital Federal dos Servidores do Estado |
| RJ | Hospital Geral de Nova Iguaçu |
| RJ | Hospital Municipal Dr. Munir Rafful |
| RJ | Hospital São João Batista |
| RJ | Instituto de Neonatologia e Pediatria – CEPLIN |
| RJ | Instituto Nacional de Câncer |
| RJ | Instituto Nacional de Cardiologia |
| RJ | Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro |
| RJ | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
| RJ | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| RJ | Universidade Federal Fluminense/Hospital Universitário Antonio Pedro |
| RN | Hospital Geral Dr. joão Machado |
| RN | Hospital José Pedro Bezerra |
| RN | Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel |
| RN | Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer |
| RN | Sociedade Professor Heitor Carrilho |
| RN | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
| RR | Universidade Federal de Roraima |
| RS | Associação Hospitalar de Caridade Santa Rosa – Hospital Vida e Saúde – RS |
| RS | Hospital Militar de Área de Porto Alegre |
| RS | UNIPAMPA |
| RS | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| RS | Universidade Federal de Pelotas |
| RS | Universidade Federal do Rio Grande |
| SE | Associação Aracajuana de Beneficência |
| SE | Unit – Universidade Tiradentes (SE) |
| SE | Universidade Federal de Sergipe |
| SP | Associação Portuguesa de Beneficência – Hospital Infante Dom Henrique de São José do Rio Preto/SP |
| SP | Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa – Universidade de Mogi das Cruzes |
| SP | Fundação Doutor Amaral Carvalho |
| SP | Fundação Pio XII – Hospital de Câncer de Barretos |
| SP | Fundo Municipal de Saúde de Cubatão |
| SP | Hospital do Servidor Público Municipal |
| SP | Hospital Militar de Área de São Paulo |
| SP | Hospital Municipal Dr Cármino Caricchio |
| SP | Hospital Municipal Dr.Fernando Mauro Pires da Rocha |
| SP | Hospital Municipal Infantil Menino Jesus |
| SP | Hospital Municipal Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva |
| SP | Hospital Municipal Professor Doutor Alípio Corrêa Netto |
| SP | Hospital São Leopoldo Mandic |
| SP | Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho |
| SP | Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília |
| SP | Município de Piracicaba |
| SP | Prefeitura Municipal da Estacia Balneária de Praia Grande |
| SP | Prefeitura Municipal de Campinas |
| SP | Prefeitura Municipal de Guarujá |
| SP | Prefeitura Municipal de Sorocaba |
| SP | Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga |
| SP | Secretaria Municipal de Saúde – Residência Médica em Rede – 8ª Coreme |
| SP | Secretaria Municipal de Saúde de Santos |
| SP | União Social Camiliana |
| SP | Universidade de Ribeirão Preto |
| SP | Universidade Federal de São Carlos |
| TO | Fundação Universidade Federal do Tocantins |
| TO | Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins |
Data da prova
Seguindo a mesma época da edição anterior, a prova do Enare/Enamed 2025/2026 foi aplicada no dia 19 de outubro de 2025.
Para o Enare, a banca responsável continuará sendo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e para o Enamed será o INEP.
Como se preparar para o Enare?
Apesar da mudança da banca do Enare para a FGV, pode-se considerar que o ENARE é um processo seletivo de cunho nacional, esperando-se questões relacionadas ao Ministério da Saúde, como Saúde Pública, como ocorreu em provas feitas para o SES-RJ.
Separamos para você algumas dicas para preparar-se para a prova, veja:
- Realize questões e e entenda o raciocínio de cada enunciado;
- Faça simulados com provas anteriores e saiba o que a banca exige;
- Confira os temas quentes da prova e revise aqueles que possui maior dificuldade
- Faça flashcards para reter os conteúdos e definições que não podem ser esquecidos no momento da prova
- Veja aulas e materiais feitos por especialistas que já passaram pelas principais residências do país e sabem o que o seu examinador pode cobrar.
Garanta o Extensivo 2026 com bônus exclusivos até 31/01
Ao se inscrever no Extensivo 2026, você não leva apenas o curso principal: até 31 de janeiro, você garante bônus estratégicos que ampliam sua preparação desde o início do ano, sem custo adicional:
- CofQuest — jogo de aprendizagem ativa para fixar conteúdo de forma mais eficaz;
- MedCof Life Hacks — preparação para a vida real médica;
- MedCof Hands On Online — prática aplicada com casos clínicos;
- Direcionamento Inicial ao vivo — organização estratégica dos seus estudos.
Atenção: essa condição é por tempo limitado e encerra em 31/01! Garanta agora e comece 2026 no ritmo certo, com mais segurança e direção.


