PUC-PR 2025: Temas quentes da residência médica

0
391

Está se preparando para a próxima edição da PUC-PR? Então este post é para você! Confira e fique por dentro!

Temas quentes

Clínica médica

TemasPorcentagem das questões
Síndrome Coronariana Aguda37.74%
Abordagem Inicial da Sepse e Tipos de Choque22.22%
Gasometria Arterial40%

Cirurgia

TemasPorcentagem das questões
Cirurgia Geral70.21%
Ortopedia10.64%
Endoscopia6.38%

Pediatria

TemasPorcentagem das questões
Especialidades41.46%
Infectologia Pediátrica24.39%
Puericultura14.63%

Preventiva e Saúde Pública

TemasPorcentagem das questões
Saúde Pública57.45%
Preventiva31.91%
Saúde do Trabalhador e Medicina Legal10.64%

Ginecologia Obstetrícia

TemasPorcentagem das questões
Ginecologia Geral50%
Oncoginecologia23.08%
Uroginecologia11.54%

Veja um questão relacionada à Uroginecologia

Você está atendendo uma paciente de 40 anos que veio para consulta ginecológica com queixa de perda de urina aos grandes esforços, noctúria de 3x, urgência, aumento da frequência urinária diurna, sem demais queixas. Ela tem vida sexual ativa com Laqueadura Tubárea como método contraceptivo. Teve 4 gestações e 4 partos vaginais, sendo 1 parto fórcipe. Não apresenta patologias, não usa medicações e nega alergias. O exame físico está descrito abaixo. Com base na história clínica descrita e exame físico qual o melhor tratamento para a paciente? Exame Físico: - POP-Q Pontos: Aa =- 1 Ba=0 C= -8; gh= 4 pb= 3 CVT= 10; Ap =- 2 Bp =- 1 D= -10; Teste de Perda = negativo; Avaliação Funcional do AssoalhoPélvico=2; Urina Tipo 1 normal e Urocultura negativa:a) Anticolinérgico.b) Cirurgia de Burch.c) Teste Urodinâmico.d) Cirurgia de Sling.e) Fisioterapia do Assoalho Pélvico.
Questão Prova PUC-PR 2024 | Fonte: Qbank.

Resposta: e) Fisioterapia do Assoalho Pélvico.

Comentário do professor:
Essa é uma questão interessante, e um assunto recorrente nos consultórios de ginecologia. Aqui precisamos entender sobre as queixas da paciente e avaliação física para o melhor tratamento. Perceba que, apesar de um POP-Q evidenciando prolapsos de parede anterior e posterior, ela não se queixa disso, portanto, podemos nos ater ao principal incômodo que é a perda urinária aos esforços.

Incontinência Urinária:
Os fatores de risco mais relevantes para incontinência urinária são: maioridade, menopausa, gravidez, parto vaginal, multiparidade (independente da via de parto), cirurgia pélvica (histerectomia), obesidade, pressão abdominal aumentada (tosse crônica, constipação, risco ocupacional), raça (de esforço para brancas e de urgência para negras). Além desses, tabagismo, DPOC e história familiar (principalmente de urgência).
Incontinência Urinária de Esforço:
A incontinência urinária de esforço (IUE) é quando há perda involuntária de urina durante aumento da pressão abdominal, sem contração do detrusor, por exemplo, ao tossir, espirrar, gargalhar, fazer esforço físico. Pode ocorrer por hipermobilidade (defeito
anatômico) ou defeito esfincteriano intrínseco.

Diagnóstico:
O exame clínico permite a identificação de muitos casos a partir da identificação da perda urinária à manobras de esforço, como Valsalva, tossir, levantar etc. O estudo urodinâmico, por sua vez, é capaz de definir objetivamente as funções vesical e uretral.
Compreende algumas fases (urofluxometria, cistometria e estudo miccional) e permite fazer diagnóstico diferencial dos quadros de incontinência: IUE por defeito esfincteriano ou por hipermobilidade, hiperatividade detrusora, IU mista (esforço + hiperatividade) etc.

medcof qbank, medcof aulas, grupo medcof, aulas medcof, qbank, banco de questoes medcof, medcof banco de questoes

Seja um MedCofer!

Se você quer garantir a sua aprovação nas provas de residência médica, então conheça o Grupo MedCof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Por fim, você pode acessar o nosso canal do youtube e ver o nosso material de revisão e correção.