Anvisa aprova vacina 100% nacional contra a dengue

0
759
Fonte: Portal Gov.br
Fonte: Portal Gov.br

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) assinou o Termo de Compromisso para estudos e monitoramento da vacina da dengue com o instituto Butantan. Confira mais informações e próximos passos!

Aprovação da vacina brasileira de dengue

A assinatura do termo, que ocorreu no dia 26 de novembro de 2025, encerra a etapa de registro da Butantan-DV, a primeira vacina de dose única contra a dengue desenvolvida em território nacional. O documento formaliza as obrigações do Instituto Butantan e abre caminho para a publicação oficial do registro nos próximos dias.

Agora, os próximos passos envolvem a definição de preço, incorporação ao SUS e planejamento de distribuição. Embora ainda dependa da publicação do ato oficial de concessão do registro, a validação científica já está garantida, permitindo ao governo avançar nos preparativos para incorporar a Butantan-DV ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Após a publicação do registro, o Butantan ainda deverá solicitar à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) a definição do preço máximo permitido, etapa obrigatória mesmo para produtos distribuídos gratuitamente pelo governo.

Em seguida, a Conitec deve analisar a incorporação da tecnologia ao SUS, avaliando benefícios clínicos, riscos e impacto para o sistema. De acordo com o governo federal, a ideia é oferecer o imunizante exclusivamente pelo SUS a partir de 2026.

Conheça a vacina da dengue

A nova vacina contra a dengue desenvolvida no Brasil oferece proteção contra os quatro sorotipos da dengue em uma dose única. Desenvolvida pelo imunizante de vírus vivo atenuado, a indicação aprovada e segura é para pessoas entre 12 a 59 anos de idade, podendo ser ampliado futuramente a depender de novos estudos.

Vale ressaltar que gestantes, imunocomprometidos e idosos ainda não fazem parte do público recomendado devido à falta de dados conclusivos nessas populações.

Linha do tempo

Ministério da Saúde anuncia vacina 100% nacional contra a dengue

O Ministério da Saúde já havia anunciado no dia 25 de fevereiro de 2025, através de um evento realizado em Brasília, a produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. Espera-se que, a partir de 2026, sejam disponibilizadas 60 milhões de doses por ano.

O pedido de registro do imunizante feito pelo Instituto Butantan ainda segue em avaliação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacina será uma prioridade no combate à dengue no Brasil, porém é importante ressaltar que, até que a vacinação em massa seja iniciada, é fundamental manter as ações de prevenção, vigilância e preparo da rede de assistência, medidas essenciais para prevenir óbitos.

Seja um MedCofer

Para conquistar a aprovação nas provas de residência, seja um MedCofer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país!