SUS-SP 2025/2026: Temas quentes da residência médica

0
1646

Está se preparando para a próxima edição do SUS-SP? Então este post é para você! Confira e fique por dentro!

Temas quentes

Clínica médica

TemasPorcentagem das questões
Síndrome Coronariana Aguda23.08%
Pneumonia Adquirida em Comunidade28.57%
Intoxicações33.33%

Cirurgia

TemasPorcentagem das questões
Cirurgia Geral57.45%
Cirurgia do Aparelho Digestivo17.02%
Endoscopia10.64%

Pediatria

TemasPorcentagem das questões
Emergência Pediátricas28.85%
Especialidades
28.85%
Infectologia Pediátrica25%

Preventiva e Saúde Pública

TemasPorcentagem das questões
Saúde Pública54.17%
Preventiva29.17%
Saúde do Trabalhador e Medicina Legal16.67%

Ginecologia 

TemasPorcentagem das questões
Ginecologia Geral40.74%
Ginecologia Endócrina22.22%
Uroginecologia18.52%

Obstetrícia

TemasPorcentagem das questões
Assistência ao Parto32.26%
Puerpério19.35%
Medicina Fetal16.13%

Veja uma questão sobre Emergências Pediátricas

Uma menina de 5 anos de idade foi levada ao pronto-socorro pelos pais após sofrer uma queda de patinete. Os pais relatam que, no momento da queda, a criança estava sem capacete e bateu a cabeça. Na entrada do pronto-socorro, a criança encontrava-se irritada, um pouco sonolenta, e com algumas escoriações. Durante a avaliação, a menina apresentou episódios de vômitos. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a conduta adequada para esse caso:A) Alta hospitalar, orientando os pais a respeito da benignidade do caso.B) Prescrever antieméticos, analgésico e hidratação.C) Orientar retorno em 48 horas para reavaliação e realização de exames de imagem.D) Encaminhamento para neurocirurgia de urgência.E) Solicitar tomografia de crânio para avaliar possíveis lesões intracranianas.
Questão Prova SUS-SP 2025 | Fonte: Qbank

Resposta: E) Solicitar tomografia de crânio para avaliar possíveis lesões intracranianas.

Comentário do professor:
Questão clássica sobre traumatismo crânio encefálico (TCE), que traz em seu enunciado um caso clínico de queda com impacto desprotegido em região da cabeça e pede conduta mais adequada. Vamos relembrar alguns conceitos.
Conceituação – TCE
Ainda que a grande maioria dos casos se apresenta como casos leves, de baixa complexidade, o reconhecimento dos casos de risco e a pronta intervenção é papel importante do pediatra. Nesses casos, a tomografia computadorizada (TC) de crânio é o
exame determinante no diagnóstico das lesões intracranianas.O traumatismo cranioencefálico (TCE) é o acidente mais prevalente nas crianças menores de 5 anos, em especial nas menores de 1 ano.

O funcionamento básico do sistema nervoso central (SNC) requer o adequado aporte de O2, glicose e demais nutrientes para o metabolismo basal do tecido cerebral. Para tanto, depende do fluxo sanguíneo cerebral (FSC), garantido pela pressão de
perfusão cerebral (PPC), que é, por sua vez, fruto da diferença entre a pressão arterial média (PAM) e a pressão intracraniana (PIC).

Assim, para manter a PPC, incrementos na PIC causados por qualquer lesão cerebral pós-traumática vão requerer ajustes fisiológicos do SNC como diminuição da produção de líquor, aumento da sua reabsorção ou aumento do retorno venoso.
Esgotados esses mecanismos, instala-se a hipertensão intracraniana (HIC) com dano secundário ao tecido cerebral. Se não tratada, pode culminar com a iminência de herniação do tecido cerebral. Saiba mais em qbank.medcof.com.br.

Como foi o processo seletivo do SUS-SP 2025

De acordo com o edital, o SUS-SP ofertou em 2024 1.706 vagas disponibilizadas para programas de residência médica ofertados por instituições participantes de todo o estado de São Paulo. Além disso, a seleção foi composta por uma única etapa, a prova objetiva.

As inscrições ocorreram entre os dias 1° e 18 de novembro de 2024, mediante pagamento da taxa no valor de R$120,00.

Seja um MedCofer

Para conquistar a aprovação nas provas de residência, seja um MedCofer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país!