Novas medidas para a avaliação dos cursos de medicina no Brasil anunciadas pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, em evento Café com Jornalista desta terça (19)

Novidades das avaliações de cursos de medicina
O início das medidas se dará com a aplicação da prova do Enamed em 19 de outubro de 2025, que avaliará os cursos de medicina.
A principal novidade em relação a avaliação dos cursos de medicina é que, a partir de 2026, o Enamed será aplicado anualmente para o 4° ano (pré-internato) e 6° ano para o acompanhamento sistemático da formação médica. Assim, a nota do Enamed do 4° ano valerá 20% da nota do ENARE.
Desse modo, os resultados insatisfatórios poderão acarretar em medidas de supervisão dos cursos e punições por baixo desempenho:
- Impedimento de ampliação de vagas;
- Suspensão de novos contratos do Fies;
- Suspensão da participação no Prouni;
- Redução de vagas para ingresso (cursos conceito 2);
- Suspensão de ingresso de novos estudantes (cursos conceito 1).
Após a avaliação, os cursos terão o prazo de 30 dias para apresentar a defesa, que será avaliada pelo Ministério da Educação. As punições valerão até a próxima aplicação do Enamed (1 ano). Caso as notas continuem baixas, terá a possibilidade de fechar o curso ou reduzir definitivamente o número de vagas.
Visitas in loco
Outra novidade anunciada é que em 2026, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará visitas in loco presenciais em todos os cursos de medicina do país.
O objetivo dessa medida é realizar o diagnóstico abrangente da oferta da formação médica no sistema federal de ensino.

O método que te aprova!
Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCofer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 20 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.