Naufraguei nos estudos, o que eu faço agora?

0
17
Imagem: Canva.
Imagem: Canva.

A preparação para as provas de residência médica é um desafio árduo que exige dedicação, foco e resistência. No entanto, mesmo os estudantes mais disciplinados podem, ocasionalmente, sentir que estão à deriva, enfrentando atrasos e incertezas. Se esse é o seu caso, saiba que você não está sozinho. 

Neste post, exploraremos estratégias práticas para redirecionar seus estudos, fortalecer sua motivação e lidar com o atraso para que você possa retomar o controle de sua jornada rumo à residência médica.

Quais são os principais motivos que atrasam os estudos?

Para os candidatos aos processos seletivos de residência médica, o tempo é um recurso extremamente valioso. Com a rotina intensa de plantões, compromissos acadêmicos, vida social e a necessidade de descanso, muitos enfrentam dificuldades em encontrar tempo e elaborar um planejamento eficaz para se dedicar aos estudos para as provas.

Outro motivo pertinente é a espera dos resultados das provas que geralmente são publicados até o mês de março. 

Ademais, sabemos que, conforme os anos passam, as edições dos processos seletivos de residência médica ficam cada vez mais exigentes e criteriosas. Com isso, o candidato precisa garantir uma preparação ainda mais consistente, o que também pode gerar uma dificuldade de conciliação e, consequentemente, o atraso nos estudos. 

Como sair do atraso dos estudos?

O principal meio de se organizar e sair do tão temido atraso é definir as prioridades da sua vida no momento atual. Com isso, certifique-se de que você está alocando tempo suficiente para suas atividades profissionais e pessoais. Seguir um cronograma detalhado pode ajudar a visualizar seus compromissos e responsabilidades, permitindo estabelecer metas realistas e atingíveis.

Como lidar com o internato e o cronograma de aulas do MedCof?

Essa é uma das principais dificuldades dos candidatos do último ano da graduação de medicina. Lidar com a pressão do final da faculdade e os estudos para ingressar na residência médica não é fácil, mas existem alguns meios para aliviar a jornada:

  • Estudar a partir dos Cofexpress;
  • Priorizar a resolução de questões de tarefas mínimas e seleções dos especialistas;
  • Focar em dimensionar e testar o ponto de equilíbrio (volume de estudo que consegue manter de forma consistente): começar com os Cofexpress diamantes e seguir para o combo de questões selecionadas pelos especialistas. Ao final, tentar seguir para os Cofexpress verdes.

Não comecei a estudar até agora, ainda dá tempo?

Parece que não há luz no fim do túnel, mas calma! Há sim. Com o Extensivo Turma de maio, você começa a estudar agora um cronograma de 12 semanas com foco nas questões que mais caem nas provas. 

Ainda dá tempo de estudar e garantir sua vaga na residência dos sonhos!