SUS passa a disponibilizar a mamografia a partir dos 40 anos

0
121

No dia 23 de setembro de 2025, o SUS reduziu a idade mínima para mamografia, ampliando o rastreamento do câncer de mama e fortalecendo a prevenção.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no Brasil, e o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura. Em uma medida inédita, o Ministério da Saúde anunciou que, a partir deste Outubro Rosa, mulheres de 40 a 49 anos terão acesso à mamografia pelo SUS, mesmo sem apresentar sintomas. A mudança amplia a rede de prevenção e representa um avanço importante na luta contra a doença.

Anteriormente, o rastreamento pelo SUS era focado principalmente em mulheres entre 50 e 69 anos. Além disso, o rastreamento preventivo foi ampliado para até os 74 anos.

Importância

A detecção precoce é determinante para o sucesso no tratamento do câncer de mama. Ampliar o acesso à mamografia permite identificar tumores em estágios iniciais, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade

A medida também alinha o Brasil a práticas adotadas em países com rastreamento avançado.

Impactos

Com a ampliação, a demanda por mamografias deve crescer consideravelmente. Em 2024, o SUS realizou cerca de 4 milhões de exames preventivos. A expectativa é ampliar esse número, inclusive com apoio de unidades móveis de saúde e novos medicamentos disponíveis para tratamento, como parte da estratégia nacional.

A decisão do SUS, reforça o avanço do Brasil no combate ao câncer de mama, reforçando a importância da conscientização e do diagnóstico precoce.

Seja um MedCofer!

Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCofer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.