SUS amplia tratamento para Alzheimer avançado

0
21
Imagem: Canva.

Oficialização foi publicada através de portaria por meio do Diário Oficial da União

Imagem: Canva.

No dia 15 de maio, o Ministério da saúde anunciou e publicou uma portaria estendendo o uso da donepezila para o tratamento de casos graves de Alzheimer por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Até o momento, o medicamento era disponibilizado apenas para pacientes com formas leves ou moderadas da doença.

Como funcionará o tratamento para Alzheimer ampliado pelo SUS?

Agora, o tratamento com a donepezila poderá ser ou não combinado com a memantina – medicamento já disponibilizado pelo SUS. O cuidado contínuo com essas medicações auxiliam na redução de sintomas da doença, como confusão mental, apatia e alterações de comportamento nos pacientes.

Desse modo, o acompanhamento é realizado por equipes multiprofissionais em Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia e Centros de Referências em Neurologia habilitados pelo Ministério.

Atualização no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas

A ampliação da donepezila ocorreu pelo Ministério da Saúde durante o processo de atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Doença de Alzheimer. Neste processo, foi identificado a necessidade de expandir a assistência nos serviços de saúde do país.

“A ampliação do uso da donepezila no SUS é fruto de uma decisão baseada em evidências científicas e no compromisso com a inovação em saúde. Ao incorporar essa tecnologia para casos mais graves da doença de Alzheimer, fortalecemos a linha de cuidado contínuo e reafirmamos a importância de políticas públicas que respondam aos desafios do envelhecimento da população com dignidade, qualidade e equidade”, destacou a secretária da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS), Fernanda De Negri.

Com a proposta do tratamento pelo SUS, espera-se que cerca de 10 mil pessoas sejam beneficiadas no primeiro ano de oferta.

Não deixe de conferir um novo tratamento aprovado pela ANVISA para o Alzheimer.

O método que te aprova!

Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCoffer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.